Ministro das Finanças testa positivo à covid-19

João Leão está em confinamento domiciliário, sem sintomas e a trabalhar. Comissários europeus Margrethe Vestager, Valdis Dombrovskis e Elisa Ferreira estão em isolamento, depois de contacto com ministro.

Foto
O ministro das Finanças, João Leão Nuno Ferreira Santos

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19, anunciou neste sábado o Ministério das Finanças, em comunicado.

O governante “está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas e encontrando-se a trabalhar”, adiantou a mesma fonte.

A notícia da infecção do ministro das Finanças por SARS-CoV-2 sabe-se no dia em que Portugal bateu um novo máximo de casos positivos: 10.947 casos. Registaram-se 166 mortes.

Fonte oficial da Comissão Europeia revelou entretanto à agência Lusa que três comissários europeus que estiveram em contacto com João Leão, e que foram considerados contactos de risco, estão também em isolamento.

São eles os vice-presidentes Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, e a comissária Elisa Ferreira.

O contacto com o ministro das Finanças deu-se durante a visita de uma delegação da Comissão Europeia a Lisboa, na sexta-feira, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

Estes três membros do colégio de comissários estarão em quarentena pelo menos até à realização de um teste, ao sétimo dia de isolamento.

O primeiro caso de covid-19 no Governo foi o do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em Outubro. Em Novembro confirmaram-se as infecções do secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, e do ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Na semana passada soube-se que a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, está também infectada com o novo coronavírus.

Na sequência de outros contactos, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e o ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, ficaram em isolamento profiláctico, embora os testes realizados tenham sido negativos.