Jogos com História: Podia ter sido um resultado histórico

A carreira de Abel Ferreira no Palmeiras, como acontecera antes com Jorge Jesus no Flamengo, reforça o interesse dos portugueses no Brasileirão. Neste sábado, a equipa paulista recebe o Grémio, num clássico do futebol brasileiro com um longo historial de rivalidade e alguns episódios tremendos. Um deles passou-se em 1995.

Foto
Mário Jardel festeja um dos seus golos frente ao Palmeiras, num duelo entre os dois clubes de 1995 DR

A gíria do futebol acolhe uma frase que, se pode ser fruto de análises controversas, é simples na sua génese: diz-se que “podia ter sido um resultado histórico” quando as incidências da partida criaram condições para um desfecho inesquecível, mas o marcador acabou por não espelhar essa realidade. Ouvir um benfiquista usar essa expressão para definir a célebre vitória dos “encarnados” em Alvalade por 6-3, aludindo ao que considerava ter sido a fraca expressão no marcador da superioridade da sua equipa é, no mínimo, irónico… Mas aconteceu. E os torcedores do Palmeiras podem dizer o mesmo de uma célebre partida de 1995 contra o Grémio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar