Movimento Transforma Portugal quer estimular o voluntariado nos universitários

Iniciativa funcionará num sistema de plataforma nacional da qual constarão, por um lado, associações que necessitam de apoio e, por outro, estudantes que estão disponíveis para ajudar.

Foto

O Movimento Transforma Portugal, que pretende mobilizar os estudantes do ensino superior para desenvolverem respostas de intervenção cívica, é o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa e foi apresentado esta quinta-feira de forma virtual. 

A iniciativa funcionará num sistema de plataforma nacional da qual constarão, por um lado, associaçõess que necessitam de apoio e, por outro, estudantes que estão disponíveis para ajudar. Será feita a contabilização pública do número de horas de trabalho voluntário, a qual irá garantir a emissão de uma certificação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que se associou ao projecto, afirmou na apresentação que “os estudantes são parte da solução dos problemas" provocados pela covid-19 e que estão prontos para se mobilizar no sentido de ajudar o sector social.

“Os estudantes do ensino superior querem trabalhar com os seus colegas para mobilizar movimentos de voluntariado, para ajudar os mais frágeis e mais vulneráveis da nossa sociedade”, sublinhou o ministro. 

A pandemia covid-19 é o impulso inicial da iniciativa, sendo que a primeira fase decorrerá durante o primeiro semestre deste ano e focar-se-á em acções que incluem a sensibilização para a redução de contágios, o apoio a estudantes em situação de confinamento, a resposta a necessidades da comunidade e a promoção da saúde mental.

De acordo com Manuel Heitor, esta fase contará com um investimento imediato “de mais de 2500 euros para lançar e estimular 500 microprojectos" de desenvolvimento de ofertas de voluntariado por parte dos estudantes. Mas este movimento, que já lançou um projecto-piloto na Universidade de Coimbra em Novembro de 2020, pretende ir além da crise actual, aproveitando esta oportunidade para criar raízes para que a sua acção se perpetue. 

“Este projecto não é só para durar nesta fase inédita que vivemos, mas é para se estender e para adquirirmos práticas de solidariedade no longo prazo”, defende Manuel Heitor.

O objectivo é, também, “garantir que todos os estudantes do ensino superior em Portugal participem sistematicamente em acções de voluntariado” de modo a contrariar as taxas baixas de participação solidária em movimentos de carácter voluntário. “A ideia de participar activamente nas actividades científicas e académicas no ensino superior deve ser conciliada com a participação em actividades de âmbito social, envolvendo estudantes de todas as regiões e de todas as áreas socioculturais”, acrescenta o ministro.

O Movimento Transforma Portugal é coordenado pela Fórum Estudante, em parceria com o Transforma Brasil, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, bem como da Fundação la Caixa e da Missão Continente.

Sugerir correcção
Comentar