Trump vai abandonar a Casa Branca na manhã de 20 de Janeiro

Presidente dos EUA disse a conselheiros que não quer sair de Washington D.C. como ex-Presidente, o que o obrigaria a pedir autorização a Joe Biden para usar o avião Air Force One.

Foto
O mandato de Donald Trump termina às 12h de 20 de Janeiro JIM LO SCALZO/EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, vai abandonar a Casa Branca na manhã de 20 de Janeiro, horas antes da tomada de posse de Joe Biden. Trump já tinha anunciado que não iria estar na cerimónia, e sabe-se agora que vai estar a 1600 quilómetros de distância do Capitólio, na sua mansão de Mar-a-Lago, na Florida.

Os pormenores da partida ainda não foram divulgados, mas a CNN e o jornal The Washington Post avançam que Trump quer organizar uma despedida com apoiantes e sair da capital dos EUA ainda como Presidente em exercício.

De acordo com a CNN, Trump disse a conselheiros que não quer adiar a viagem para depois da tomada de posse de Joe Biden – se isso acontecesse, teria de sair da Casa Branca já como ex-Presidente, e só poderia usar o avião Air Force One mediante uma autorização do seu sucessor.

O cenário mais provável, ainda segundo a CNN, é que o Presidente dos EUA organize uma festa de despedida com os seus apoiantes, com a participação de militares, para depois partir em direcção à Florida debaixo de aplausos. O que parece certo é que Trump estará na sua mansão particular às 12h do dia 20 de Janeiro – o preciso momento em que deixará de ser Presidente.

Não há outros exemplos, na História moderna, de presidentes dos EUA que tenham faltado à tomada de posse dos sucessores. Os três casos anteriores a Trump aconteceram no século XIX (John Adams, 1801; John Quincy Adams; 1829; Andrew Johnson, 1869).

É por isso que a decisão de Trump apresenta outro tipo de problemas, numa era nuclear em que os presidentes dos EUA transportam com eles os códigos para o lançamento de um ataque. 

Na quarta-feira da próxima semana, tanto Trump como Biden terão perto de si – separados por 1600 quilómetros – um ajudante de campo que transporta a mala de 20 Kg onde estão as instruções e os códigos nucleares. Às 12h em ponto, a mala que acompanha Trump será desactivada.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários