WSL 2021: Etapa do Havai cancelada e Santa Cruz adiada

A World Surf League (WSL) cancelou a segunda etapa do circuito mundial que decorreria de 19 a 28 de Janeiro, em Sunset Beach, no Havai. Mas esta não é a única alteração no calendário do circuito de surf.

Foto
Ítalo Ferreira Créditos: Henrique Casinhas

Na origem do cancelamento da etapa em Sunset Beach estão as restrições impostas no território havaiano com vista à contenção da propagação do vírus da Covid-19, já que, desta forma, se evita a concentração de adeptos da modalidade nas praias, durante a competição.

Alguns surfistas já reagiram ao cancelamento da prova. O actual campeão do mundo em título, Ítalo Ferreira mostrou-se “triste” pela decisão, mas acrescentou que “não há nada a fazer”. “O Governo do Havai tomou a decisão que precisava para protecção de uma comunidade, pois muitas pessoas perderam/perdem familiares com esse vírus”, lê-se no Instagram oficial do surfista. E deixa ainda um apelo: “Cabe a nós ter fé na cura que está para breve e aguardar melhores dias (...) O ano de 2020 acabou, mas o vírus não, devemos continuar com os cuidados sempre! Se cuidem e cuidem dos seus”, conclui Ítalo.

Já o português Frederico Morais optou por recordar as emoções da primeira etapa: “Apesar desta triste notícia, os tempos no Havai não foram perdidos. Deu para voltar a sentir a adrenalina e a vontade de competir, a evolução e aproveitar o que o North Shore tem de melhor!”, lê-se no Instagram do surfista de 28 anos que ficou em 17.º lugar nesta primeira etapa.

Declaração de Frederico Morais no Instagram

Também a terceira prova do circuito mundial sofreu alterações. Desta feita, em vez de ser cancelada, a etapa que decorre em Santa Cruz, nos EUA, foi adiada e já não se realiza de 2 a 12 de Fevereiro. De acordo com a WSL, o impacto da Covid-19 na Califórnia implicaria dificuldades para os surfistas viajarem para os EUA. “O adiamento é fortemente influenciado pelo período de tempo que os nossos atletas estão longe de casa e pelas dificuldades de viajar durante a pandemia, o que teria causado desafios logísticos significativos”, explica a WSL.

De recordar que já em Novembro de 2020 a WSL tinha anunciado o adiamento da etapa Meo Pro Portugal, a segunda etapa do calendário provisório da competição, que estava prevista acontecer entre 18 e 28 de Fevereiro, em Peniche. A nova data desta etapa ainda está por revelar. 

Calendário das próximas etapas CT do circuito mundial de surf WSL de 2021:

  • Sunset Open, Hawai (19 a 28 de Janeiro) – Cancelada
  • Santa Cruz Pro, Estados Unidos (2 a 12 de Fevereiro) – Adiada. Nova data a anunciar
  • Meo Pro Peniche, Portugal – Adiada. Nova data a anunciar
  • Rip Curl Pro Bells Beach, Victoria, Austrália (01 a 11 de Abril)
  • Boost Mobile Margaret River Pro, Austrália (16 a 26 de Abril)
  • Corona Open Gold Coast presented by Billabong, Queensland, Austrália (3 a 13 de Maio)
  • Oi Rio Pro presented vy Corona, Rio de Janeiro, Brasil (11 a 20 de Junho)
  • Corona Open J-Bay, Jeffreys Bay, África do Sul (25 de Junho 9 de Julho)
  • Surf Ranch Pro, Lemoore, Califórnia, Estados Unidos (12 a 15 de Agosto)
  • Outerknown Tahiti Pro, Teahupo’o, Tahiti (23 de Agosto a 2 de Setembro)
  • The WSL Finals, Trestles, Estados Unidos (8 a 17 de Setembro)

Provas de qualificação mantêm-se 

As previsões apontam que os atletas da elite mundial voltem a competir no circuito apenas em Abril, aquando das etapas australianas de Bells Beach e Margaret River. Pelo meio, continuam agendadas várias provas do mundial de qualificação, algumas delas em Portugal, nomeadamente na Costa de Caparica e na Praia da Física, em Santa Cruz (Torres Vedras). Falamos das etapas do QS masculina e feminina: Caparica Surf Fest Pro (22 a 27 de Março) e Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House (29 de Março a 3 de Abril). Em agenda está ainda uma paragem do mundial de Longboard na Praia da Baía, em Espinho, de 12 a 14 de Abril, e outra do mundial Júnior logo depois, na mesma praia, de 14 a 18 de Abril.

Fique a par das últimas novidades do circuito mundial de surf na Onda do Surf by Jeep.