Comprar casa em 2021: é possível pedir um crédito à habitação sem sair do sofá

Num ano que foi de mudança, a pandemia também trouxe aspectos positivos, como uma maior digitalização dos serviços nas mais variadas áreas, que hoje nos permite elaborar mil e uma tarefas sem sair de casa. Simular ou pedir um crédito para habitação é uma delas. Saiba como fazê-lo e que benefícios tem.

Foto
Pexels

Em 2021 somos mais digitais, mais versáteis, mais abertos à mudança. Afinal, levámos um ano a superar desafios e continuamos a lutar contra a pandemia de COVID-19, embora mais optimistas com a chegada de uma vacina. E se uns optaram por concretizar sonhos em 2020, como por exemplo comprar a casa com que há muito desejavam, outros colocaram esses planos em stand-by e depositam todas essas esperanças em 2021. Quanto a este sonho em particular, que é certamente o de muitas famílias, a boa notícia é que, graças à maior optimização dos serviços digitais, é possível evitar deslocações aos bancos para simular ou pedir um crédito.

É aqui que entra o benefício do serviço idealista/créditohabitação, um simulador online que permite apurar qual o valor da prestação do crédito à habitação conforme as necessidades de cada um. “As novas tendências procuram obter informação especializada de forma simples e rápida, sem colocar em causa a sua comodidade, sempre e quando haja garantia de credibilidade e profissionalismo” começa por explicar Miguel Cabrita, responsável por este serviço no idealista. “Assistimos a um crescimento do e-commerce, tanto ao nível do consumidor como da oferta, com os players a efectuarem uma aposta cada vez mais séria e forte neste mercado. É algo que procuramos oferecer no idealista (…) a possibilidade de comparar diferentes ofertas bancárias personalizadas, obtendo o melhor crédito habitação sem sair de casa” esclarece. 

Foto
"Utilizar o serviço do idealista/créditohabitação permite obter um acompanhamento especializado de profissionais experientes, de forma isenta e gratuita" Miguel Cabrita, responsável do idealista/créditohabitacao em Portugal

Através desta ferramenta digital, que surgiu no idealista em meados de 2020, podem até ser enviados pedidos de crédito a vários bancos sem sair de casa, sem custos e sem qualquer tipo de compromisso. Mas atenção: só depois de formalizar a documentação e de realizar a avaliação é que poderá fechar oficialmente o negócio.

Crédito à habitação sem sair de casa

Evitar filas e constrangimentos dirigindo-se a sucursais ou bancos parece um sonho tornado realidade, e há quem já não se desloque fisicamente a praticamente nenhum local para tratar de burocracias ou pedir informações. É essa a vantagem prometida com o serviço idealista/créditohabitação, um simulador que, com o fornecimento de alguns dados sobre o imóvel que pretendemos adquirir – como a localização, o preço do imóvel, as poupanças ou o prazo em anos - nos apresenta a melhor proposta possível.

E como teremos a certeza que nos é apresentada a melhor? Além de um simulador de crédito, o Idealista disponibiliza também um comparador, que por sua vez mostra as várias sugestões de bancos e respectivas informações, das taxas ao spread, ao TAEG. Depois, e se se interessar por uma das propostas, é possível que lhe seja feita uma oferta personalizada mais tarde, basta pedi-lo através do serviço. “Utilizar o serviço do idealista/créditohabitação permite obter um acompanhamento especializado de profissionais experientes, de forma isenta e gratuita, que procuram esclarecer todas as dúvidas dos clientes e enquadrar aquilo que cada um procura com a oferta existente no mercado” explica Miguel Cabrita. “Além da ajuda profissional, o nosso serviço permite ao cliente poupar tempo e dinheiro. O cliente centraliza no gestor do idealista o envio da documentação necessária para a aprovação do crédito habitação em diferentes entidades e obtém as respectivas ofertas, o que possibilita alcançar as propostas mais competitivas do mercado” esclarece, sobre as vantagens realísticas deste serviço.

“A pandemia veio acelerar o processo de digitalização a que já vínhamos a assistir”

O responsável pelo serviço idealista/creditohabitação em Portugal afirma que, como seria de esperar, durante a pandemia assistiu-se a uma maior procura digital de imóveis “apoiada pelas diversas ferramentas que o mercado disponibiliza”, como são disso exemplo “as visitas virtuais e os projectos 3D que traduzem quase na perfeição as características do imóvel.” Também a pesquisa de crédito à habitação acompanhou essa tendência, “com os clientes a utilizarem simuladores online, a procurarem apoio profissional através de intermediários de crédito, em muitos casos antes de terem escolhido o imóvel a adquirir, permitindo efectuar a procura de casa de forma mais cómoda, tranquila e ajustada à sua realidade.”

Numa primeira fase, o primeiro impacto fruto da pandemia e do recolhimento obrigatório fez-se sentir nesta plataforma, que ainda assim recuperou de forma célere. “A adesão tem sido crescente, também impulsionada pela menor disponibilidade dos clientes em se deslocarem a agências bancárias e garantirem o distanciamento social. Plataformas como o idealista transmitem credibilidade ao cliente e também proporcionam a comodidade que todos procuram neste tipo de processo” acrescenta o responsável.

Mais económicos, mais sustentáveis e mais rápidos

Mas há outras vantagens do serviço idealista/créditohabitação que ultrapassam o não ter de sair de casa. Como é disso exemplo a poupança em papéis que se apinham, sem necessidade, na secretária. “Por exemplo, para além do envio digital de documentos, colocámos à disposição do cliente um serviço de assinatura digital que permite ao cliente assinar documentos com toda a comunidade, sem necessidade de impressão e digitalização” explica Miguel Cabrita.

Também se poupa tempo. “Com as ferramentas que permitem simular a prestação mensal e encargos do empréstimo, comparar diferentes ofertas bancárias, obter uma pré-aprovação online e o serviço de intermediação de crédito oferecido pelo idealista/créditohabitação, o cliente não tem que se deslocar a diferentes bancos para obter informações e ofertas, por isso poupa tempo, e garante que receberá as melhores ofertas do mercado para o seu caso específico, sempre com um apoio isento e credível.”

Em Portugal, como explica o responsável, está ainda por desmistificar que o serviço é 100% gratuito e que não tem compromissos associados. Vários clientes ainda têm a ideia que terão de pagar pelo serviço de intermediação de crédito. Outra questão é que os clientes podem avançar com o processo de crédito habitação antes de terem escolhido o imóvel. Muitas vezes, os clientes apenas iniciam o processo de crédito habitação após a escolha do imóvel, mas nada os impede de iniciarem esse mesmo processo quando estão na fase de procura activa de imóvel, o que possibilita adequar a procura à sua realidade e ter outro conforto quando encontrarem a casa que desejam” conclui.