Al-Rajhi vence 10.ª etapa e Peterhansel mantém liderança no Dakar

Nas motos, o anterior líder for forçado a abandonar e Kevin Benavides assumiu o comando.

Foto
Al-Rajhi LUSA/Florent Gooden HANDOUT via ASO

O saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) venceu nesta quarta-feira a 10.ª de 12 etapas da 43.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, num dia em que o francês Stéphane Peterhansel (Mini) manteve a liderança nos automóveis.

Esta foi a segunda vitória de Al-Rajhi este ano, gastando 3h03m57s para cumprir os 342 km da especial, que ligou Neom a Al-Ula, deixando o qatari Nasser Al-Attyiah (Toyota) na segunda posição, a 2m04s, e Peterhansel em terceiro, a 2m53s.

O lituano Benediktas Vanagas (Toyota), navegado pelo português Filipe Palmeiro, foi 12.º, a 11m16s, enquanto Ricardo Porém (Borgward) perdeu nesta quarta-feira mais de meia hora e terminou provisoriamente em 26.º, a 34m31s.

Peterhansel mantém o comando da prova dos automóveis, com 17m01s de vantagem sobre Al-Attyiah, que é segundo, com o espanhol Carlos Sainz (Mini) a fechar os lugares do pódio, já a 1h03m44s.

Vanagas e Palmeiro estão, agora, em 11.º lugar, enquanto Porém segue em 20.º.

Na quinta-feira disputa-se a 11.ª e penúltima etapa, entre Al-Ula e Yanbu, com 557 quilómetros, 511 deles cronometrados, sendo a especial mais longa da prova - inclui quase uma centena de quilómetros de dunas.

Ignacio Cornejo abandona

Nas motos, o norte-americano Ricky Brabec (Honda) venceu a 10.ª etapa, num dia marcado pelo abandono do anterior líder, Ignacio Cornejo (Honda), que deixou o argentino Kevin Benavides (Honda) no comando.

O chileno caiu ao quilómetro 252 dos 342 da especial desta manhã, que ligou Neom a Al-Ula, ainda conseguiu chegar ao final da tirada, cedendo mais de 17 minutos para o vencedor, mas, após ser visto pela equipa médica da prova, decidiu abandonar devido às dores, explicou a organização.

Brabec cumpriu a especial em 3h12m33s, deixando o espanhol Joan Barreda, companheiro na equipa Honda, gerida pelo português Ruben Faria, em segundo lugar, a 3m15s.

Benavides, também da Honda, foi terceiro classificado, a 5m11s, e é o novo líder da classificação geral, a duas etapas do fim da prova. O argentino tem, no entanto, apenas 51 segundos de vantagem sobre Brabec, vencedor da edição de 2020, com Sam Sunderland (KTM) em terceiro lugar, a 10m36s.

Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) voltou a ser o melhor português, terminando o dia na 10.ª posição, a 16m24s, e está no 12.º lugar provisoriamente (Cornejo ainda aparece na classificação geral, apesar da indicação de abandono).

Rui Gonçalves (Sherco) teve um dia mais tranquilo, depois da queda da véspera e foi 20.º, com o luso-germânico Sebastian Bühler (Hero) em 22.º lugar. Na geral, Bühler é 17.º e Rui Gonçalves 22.º.

Sugerir correcção
Comentar