Presidente da República teve dois resultados negativos após um positivo

Marcelo Rebelo de Sousa já realizou dois testes depois do resultado positivo de segunda-feira à noite. Embora ainda aguarde as orientações da autoridade de saúde, a RTP já anunciou que vai manter a realização do debate entre todos os candidatos esta noite.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa LUSA/MANUEL DE ALMEIDA / POOL

O Presidente da República já teve nesta terça-feira dois resultados negativos de testes PCR que fez na noite de segunda-feira e nesta manhã, ambos realizados pelo Instituto Ricardo Jorge. Marcelo Rebelo de Sousa havia tido um resultado positivo na segunda-feira, às 21h40, depois de outro negativo (de antigénio) feito durante a manhã.

“O teste feito esta manhã pelo Instituto Ricardo Jorge voltou a dar resultado negativo. O Presidente da República aguarda agora as orientações das autoridades de saúde”, informou a Presidência no site oficial.

Desde segunda-feira que Marcelo se mantém em isolamento, cancelou a agenda presencial e participou no encontro com epidemiologistas no Infarmed por videoconferência. Esta tarde fala por telefone com os líderes dos partidos parlamentares sobre a renovação do estado de emergência, que será votada quarta-feira.

Quanto ao debate desta terça-feira à noite, o único entre todos os candidatos presidenciais, a direcção de Informação da RTP informou às 18h desta terça-feira que se vai realizar, “e em directo”, às 21h55, na RTP1 e RTP3. O que pressupõe a presença de todos os candidatos - inclusive de Marcelo -, depois de Marisa Matias e André Ventura terem tido resultados negativos nos seus testes, ficando livres para continuar a campanha eleitoral. Só às 19h45 a RTP revelou que o actual Presidente vai participar por videoconferência, e não presencialmente. 

Ao final de sgunda-feira, Belém deu conta de que o Presidente da República estava assintomático e continuaria a trabalhar em Belém, aí ficando “em isolamento profiláctico na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico”. Na mesma altura, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou toda a agenda para os próximos dias”, incluindo a deslocação presencial ao Infarmed e a audição dos partidos políticos previstas para esta terça-feira à tarde.

Na sequência desta notícia, André Ventura, um dos candidatos que debateram com Marcelo Rebelo de Sousa depois de este ter feito um primeiro isolamento preventivo, durante umas horas, na quarta-feira (quando um dos seus assessores teve resultado positivo num teste à covid-19), pôs-se em isolamento por iniciativa própria. Ventura submeteu-se a um teste por iniciativa própria e recebeu o resultado negativo ao início da tarde desta terça-feira.

Marisa Matias e Vitorino Silva informaram entretanto que, após contactarem a Linha Saúde 24, ficaram a saber que não terão de ficar em isolamento profiláctico.

Na madrugada desta terça-feira, Ana Gomes revelou no Twitter que foi alertada pela Casa Civil do Presidente da República e que aguarda indicações das autoridades de saúde. 
“Acabo de ter contacto de Casa Civil PR. Amanhã serei contactada por autoridades saúde. Seguirei obviamente recomendações que me fizerem. Seguirei online reunião Infarmed. Ignoro se debate RTP com todos candidatos será mantido. Sinto-me muito bem”, afirmou a candidata.

Sugerir correcção
Ler 16 comentários