A violência é “autodestrutiva”, disse o Papa sobre a invasão do Capitólio pelos apoiantes de Trump

O Sumo Pontífice apelou à reconciliação nacional nos Estados Unidos e ao “sentido da responsabilidade, a fim de acalmar os ânimos”.

Foto
Papa Francisco evocou a virgem imaculada, padroeira dos Estados Unidos ANGELO CARCONI/EPA

O Papa apelou este domingo à protecção “dos valores democráticos” e recordou que a violência é “autodestrutiva”, em alusão à recente invasão do Capitólio em Washington, por parte de uma multidão de seguidores do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Reitero que a violência é sempre autodestrutiva. Nada se ganha com a violência e tanto se perde”, afirmou o Papa Francisco, no final da oração do Ângelus, a partir da biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano.

“Exorto as autoridades do Estado e toda a população a manter um alto sentido de responsabilidade, a fim de acalmar os ânimos, promover a reconciliação nacional e tutelar os valores democráticos arraigados na sociedade norte-americana”, acrescentou o Sumo Pontífice, que já se tinha mostrado estupefacto com os acontecimentos violentos em Washington.

Garantindo que reza “por aqueles que perderam a vida, cinco, naqueles momentos dramáticos”, Francisco evocou a figura da “virgem imaculada, padroeira dos Estados Unidos” para que “ajude a manter viva a cultura do encontro, a cultura do cuidado, como principal via para construir juntos o bem comum”.

Francisco exortou ainda as autoridades e toda a população a manter “um alto sentido de responsabilidade, a fim de se acalmarem os ânimos, promover a reconciliação nacional e proteger os valores democráticos profundamente enraizados na sociedade norte-americana”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários