Os talentos políticos de Egas Moniz ajudaram-no a chegar ao Nobel

O cientista preocupou-se em controlar a forma como no futuro nos recordaríamos dele. Gostaria de certeza de participar na discussão sobre como como nos recordamos hoje do inventor da leucotomia e da angiografia.

Foto
Só à quinta nomeação para o Nobel Egas Moniz conseguiu o desejado prémio Adriano Miranda/PÚBLICO/arquivo

Egas Moniz já tinha sido proposto quatro vezes para o Nobel da Medicina, pela invenção da angiografia, um novo método que permitia ver as artérias que irrigavam o cérebro e onde muitas vezes se alojavam tumores, por exemplo, mas sem sucesso. O que mudou em 1949 para que nesse ano fosse distinguido com o prémio que muito ambicionava, desta vez pela leucotomia pré-frontal? Houve uma intensa campanha internacional, pode dizer-se que um lobby a favor de Moniz, com o nome do neurologista português a ser proposto por médicos e cientistas de várias nacionalidades, como antes não tinha acontecido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários