Fernando Negrão é hipótese forte em Setúbal

O deputado já foi eleito pelo distrito por três vezes

Foto
Antigo líder parlamentar poderá voltar a candidatar-se à câmara de Setúbal Nelson Garrido

O nome do ex-líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, está a ser ponderado para liderar a lista à câmara municipal de Setúbal nas próximas autárquicas, apurou o PÚBLICO. O PSD está numa fase de escolha dos candidatos autárquicos mas por determinação de Rui Rio só a partir do início deste ano os nomes deveriam ser apresentados publicamente. Agora, o PSD deverá fazer um compasso de espera para anunciar candidatos autárquicos só após as eleições presidenciais.

Caso venha a ser confirmado como candidato do PSD, será a segunda vez que o deputado concorre àquela câmara. A primeira vez aconteceu em 2005 quando enfrentou a candidata Maria das Dores Meira, do PCP, que ganhou as eleições. Agora, Maria das Dores Meira já não se pode candidatar a Setúbal por ter atingido o limite de mandatos.

Fernando Negrão, que é vice-presidente da Assembleia da República, foi oficial da Força Aérea Portuguesa, advogado, juiz e director da Polícia Judiciária. Foi ministro da Segurança Social no Governo de Pedro Santana Lopes e concorreu à Câmara de Lisboa nas eleições intercalares de 2007, que foram ganhas por António Costa. Eleito pela primeira vez em 2002, o deputado tornou-se líder parlamentar em 2018, na liderança de Rui Rio. Já presidiu à comissão de Assuntos Constitucionais, à comissão de inquérito ao BES em 2014 e agora ocupa a mesma função no inquérito parlamentar ao Novo Banco. Por três vezes, concorreu à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal. 

Sugerir correcção
Comentar