Senadora republicana pede demissão de Trump e admite abandonar o partido

Lisa Murkowski acusa o Presidente dos EUA de ser responsável pela invasão do Capitólio e diz que ele “só quer estar na Casa Branca por causa do título e do ego”. Partido Democrata planeia julgar Trump no Senado depois de 20 de Janeiro.

Foto
A senadora do Alasca acusa Trump de trair as pessoas que lhe foram leais, incluindo o vice-presidente dos EUA, Mike Pence Reuters/JAMES LAWLER DUGGAN

É pouco provável que a invasão da sede do Congresso norte-americano por apoiantes de Donald Trump, a meio da semana passada, leve à repetição daquele histórico dia de Agosto de 1974, quando um punhado de senadores republicanos foram à Casa Banca aconselhar o Presidente Nixon a demitir-se por causa do escândalo de Watergate. Mas a verdade é que a disciplina partidária entre os conservadores também já é coisa do passado: numa declaração muito dura, a senadora Lisa Murkowski​, do Alasca, tornou-se na primeira grande figura do Partido Republicano a exigir a saída do Presidente Trump, a quem acusa de ter responsabilidades na morte de cinco pessoas na invasão do Capitólio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários