Como nos podemos proteger do frio? Dicas e cuidados a ter em atenção

O frio parece não dar tréguas de norte a sul, e vamos poder contar com ele por mais uns dias.

Foto
As extremidades do corpo devem ser mantidas quentes, nomeadamente os pés recorrendo a meias grossas Unsplash/Jonathan Taylor

Depois de um Outono ameno e de um início de Inverno com temperaturas mais elevadas às que estamos habituados, o frio chegou. Tudo por causa de um anticiclone, situado a noroeste da Península Ibérica, que transportou para o território uma massa de ar frio vindo do Norte da Europa.

Devido à “potência” do anticiclone, que neste momento se encontra estacionário, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de tempo frio e seco, tendo colocado todos os distritos sob aviso amarelo. “Pelo menos até ao final da semana, é basicamente garantido. Mas [a situação] pode, porventura, durar um pouco mais do que isso”, disse ao PÚBLICO Pedro Sousa, meteorologista do IPMA, apontando que algumas estações meteorológicas do país poderão, “eventualmente”, vir a registar situações de onda de frio nesta semana.

As baixas temperaturas exigem cuidados que não devem ser ignorados. Até porque é nos dias mais frios que o perigo, por exemplo, de intoxicação por inalação de gases provenientes dos aquecimentos ou de incêndios nas habitações aumenta. Também na estrada as atenções devem ser redobradas e a velocidade moderada, face ao risco de apanhar zonas em que o gelo tomou conta do asfalto.

Foto
Unsplash/Alex

Cuidados com o corpo

Exposição prolongada ao frio. Deve-se evitar períodos longos de exposição ao frio e ter atenção às mudanças bruscas de temperatura: ter o ar condicionado no máximo do quente dentro do carro pode saber bem, mas não ser a melhor ideia quando se está sempre a entrar e a sair.

Roupa por camadas. Se ainda não foi à procura da camisola interior, esta será a altura para o fazer. Além disso, o ideal é vestir várias camadas, podendo dessa forma despir ou vestir mediante as oscilações de temperaturas. Atenção: a roupa apertada não irá aquecê-lo com mais eficácia – a pele precisa de respirar.

Proteja as extremidades. Cabeça, mãos e pés são as partes do corpo mais susceptíveis de sofrerem com o frio extremo. Não facilite: saia à rua sempre com meias quentes, luvas e gorro.

Hidrate-se. Apesar de parecer, o álcool não aquece. Pelo contrário: a ingestão de bebidas alcoólicas irá promover a desidratação do corpo, que ficará mais à mercê do frio. Opte por aumentar o consumo de água — e, se lhe for desagradável a água fria, opte por chás e infusões.

Foto
Unsplash

Cuidados com a pele

Secura e vermelhidão. Com o frio, o sangue tem mais dificuldade em chegar às camadas superficiais da pele. Além disso, a baixa humidade associada às temperaturas mais baixas leva a uma diminuição da produção de sebo, prejudicando a barreira de protecção da pele. É aconselhável nestes períodos usar cremes hidratantes destinados a peles secas, ou seja, mais ricos em gordura e que muitas vezes estão associados a pele atópicas.

Desidratada. A hidratação adequada não corrige apenas o problema da pele como também ajuda a isolar o corpo evitando, assim, a perda de calor.

Frieiras e fissuras. Quando não se consegue evitar este tipo de feridas, é aconselhável recorrer a um médico, que poderá prescrever um anti-inflamatório. Além disso, deve-se abusar de cremes hidratantes.

Foto
Matias T/Unsplash

Cuidados com a casa

Perigo de intoxicação. Uma lareira é sempre muito apetecível. No entanto, qualquer aquecimento que recorra à combustão pode causar intoxicação por acumulação de monóxido de carbono. Verifique as saídas de gases antes de atear a braseira.

Perigo de curto-circuito. Não vá dormir com o aquecimento eléctrico ligado. Também não caia na tentação de o deixar ligado à corrente quando sai de casa.

Perigo de queimaduras. Além dos cuidados próprios, esteja atento às crianças que, por uma distracção, atiçada pela curiosidade, se podem queimar em qualquer aquecimento.

Foto
Unsplash/Dimitri Houtteman

Cuidados com os animais

Passeios mais curtos. O cão vai continuar a ter de ir à rua, mas os passeios devem ter uma duração curta, não expondo o animal ao frio durante demasiado tempo.

Capas. Pode ser equacionado o uso de uma capa, dependendo da raça do cão e do tipo de pêlo deste.

Protecção. Se o animal está habitualmente na parte exterior da casa, deverá ponderar permitir a sua entrada nestes dias mais frios ou assegurar que tem um abrigo reforçado.

Queimaduras. Os gatos são verdadeiros apaixonados por fontes de calor. Se tem um aquecedor ligado, preste atenção para que o animal não se mantenha muito próximo do mesmo.


Notícia actualizada dia 23/01/2023, às 19h, com informação meteorológica referente à semana.

Sugerir correcção
Comentar