Madeira impõe recolher obrigatório a partir das 18h nos próximos fins-de-semana

Número de casos continua a aumentar. Governo responsabiliza festas de Natal e entrada da nova estirpe do vírus nas cadeias de transmissão na região.

Foto
Miguel Albuquerque Homem de Gouveia/Lusa

Menos de uma semana depois de ter imposto o recolher obrigatório entre as 23h e as 5h e anunciado a testagem massiva de professores e pessoal não docente de todas as escolas dos concelhos com nível de contágio elevado, o Governo Regional da Madeira anunciou esta quinta-feira um novo reforço nas medidas de combate à pandemia de covid-19.

Nos próximos dois fins-de-semana (9 e 10 de Janeiro, e 17 e 17 de Janeiro), a proibição de circulação na via pública vai vigorar entre as 18h e as 5h do dia seguinte, com os horários de funcionamento de toda a actividade comercial a serem afectados.

Todo o comércio, incluindo grandes superfícies e supermercados, terá de encerrar às 17h e só pode abrir às 8h. As excepções são farmácias, clínicas, consultórios e postos de combustível, que apenas funcionarão para abastecer veículos.

Em comunicado, emitido no final do conselho de governo, o executivo liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque adapta também o horário da restauração e bares, que nesses períodos vão também encerrar às 17h.

“Estas medidas impõem-se na actual situação de pandemia, tendo em conta a necessidade, prioritária, da defesa e protecção da saúde pública, mas mantendo-se o funcionamento da economia”, adianta a mesma fonte, justificando o aumento de casos de covid-19 na Madeira com a entrada no arquipélago de “inúmeros viajantes, estudantes universitários e emigrantes” para o Natal, e os convívios associados a essa quadra festiva”.

O crescimento diário, que passou rapidamente de uma média de 20/30 casos, para 100, explica-se também, segundo o governo, pela entrada da nova variante do SARS-CoV-2 proveniente do Reino Unido, nas cadeias de transmissão da doença na Madeira.

“Dos 95 casos positivos identificados no segundo teste, no mês de Dezembro, 25 eram da nova variante, com um potencial de contágio 70% superior”, contabiliza o documento, que admite que o número de casos vai continuar a subir nos próximos dias.

“É esperado um aumento do número de casos de contágio, decorrente dos contactos ocorridos durante o fim do ano e da transmissão da nova variante”, avisa o governo madeirense, comparando a situação regional como o que está a acontecer no continente e noutros países, como o Reino Unido ou a República Checa.

No final de Novembro, os números da covid-19 na região autónoma registavam 793 casos e duas mortes associadas. O último balanço, divulgado ao final da tarde de quarta-feira, já contabiliza 2302 casos de infecções pelo SARS-CoV-2 e 16 vítimas mortais.

Sugerir correcção
Comentar