Costa norte e regiões montanhosas da Madeira vão estar sob aviso vermelho devido à chuva

O IPMA prolongou também o aviso amarelo devido ao tempo frio para todos os 18 distritos de Portugal continental até domingo.

Foto
O arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental vão ser afectados pela depressão Filomena Paulo Pimenta

A costa norte e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar nesta quinta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros fortes associados à depressão Filomena, segundo IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a costa norte e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso vermelho entre as 18h desta quinta-feira e as 3h de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros fortes e acompanhados de trovoadas.

O arquipélago está já sob aviso laranja por causa da chuva forte (até às 12h desta quinta-feira) e da agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros de altura máxima (até às 6h de sexta-feira).

A Madeira está ainda sob aviso laranja devido à previsão de vento de norte/nordeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora, em especial nos extremos leste e oeste, entre as 18h desta quinta-feira e as 12h de sexta-feira.

O IPMA prolongou também o aviso amarelo devido ao tempo frio para todos os 18 distritos de Portugal continental até domingo.

Todos os distritos do continente vão estar sob aviso amarelo até às 6h de domingo devido ao tempo frio, com persistência de valores baixos da temperatura mínima.

O IPMA colocou ainda o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas com 2 a 2,5 metros na costa sul até às 9h desta quinta-feira.

O arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental vão ser afectados até sexta-feira por vento forte, chuva e agitação marítima associados à passagem da depressão Filomena.

Em comunicado, o IPMA precisou que os efeitos da depressão Filomena, que está centrada a sul do arquipélago dos Açores e associada a um sistema frontal de actividade moderada a forte, vão afectar o estado do tempo no arquipélago da Madeira e no sul do continente

No arquipélago da Madeira os efeitos da depressão serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde desta quinta-feira, prolongando-se até ao final da manhã de sexta-feira, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 110 quilómetros por hora nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

“Associado a esta depressão, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa norte e em Porto Santo, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros, passando a ondas de nordeste com 5 a 6 metros na sexta-feira”, adianta o IPMA.

Por causa da depressão, estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada.

Na sexta-feira, há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até final da manhã.

O aviso vermelho do IPMA corresponde a uma “situação meteorológica de risco extremo” e é pedido às pessoas que se mantenham “regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC)”.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Sugerir correcção
Comentar