Pilotos dizem que TAP “mostrou abertura para a negociação colectiva”

Sindicatos deram hoje início a uma nova ronda de negociações com a administração da companhia aérea por causa do plano de reestruturação.

Foto
Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) é liderado por Alfredo Mendonça LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) disse esta quinta-feira que a TAP mostrou “abertura para a negociação colectiva” depois de uma reunião entre as duas partes, para discutir o plano de reestruturação.

De acordo com uma nota enviada aos associados, a que a Lusa teve acesso, a direcção da estrutura sindical deu conta do encontro, no contexto “da consulta dos representantes dos trabalhadores para efeitos de audição sobre o plano de reestruturação”.

Na reunião estiveram presentes o secretário de Estado Adjunto das Comunicações, Hugo Santos Mendes, e um adjunto do ministro das Infra-estruturas, além do presidente do conselho de administração, Miguel Frasquilho, do presidente executivo, Ramiro Sequeira, e de um assessor do conselho de administração da TAP.

De acordo com o SPAC, “a troca de impressões passou rapidamente para a possibilidade de haver contratação colectiva de emergência”, bem como a “definição futura de condições de trabalho”.

No encontro, “a TAP mostrou abertura para a negociação colectiva e o SPAC enunciou os objectivos dessa negociação, que passam por evitar despedimentos, bem como ajustar o trabalho dos pilotos às necessidades da empresa, com vista a reduzir os custos operacionais da TAP, com efeitos imediatos”.

O sindicato disse que a reunião, “apesar de não ter sido conclusiva marca uma nova etapa para a intervenção do SPAC no processo de reestruturação da TAP”.

De acordo com a mesma nota, está marcada uma reunião de conciliação na Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) para o dia 13 de Janeiro para debater este processo.

Sugerir correcção
Comentar