Elon Musk destrona Bezos como homem mais rico do mundo

Ainda que possa ser conjuntural, comportamento da bolsa valorizou património do líder da Tesla ao ponto de ultrapassar a fortuna do criador da Amazon

Foto
Reuters/Brendan McDermid

Elon Musk, líder do grupo de automóveis eléctricos Tesla, é esta quinta-feira, 7 de Janeiro, a pessoa mais rica do mundo graças a uma subida das acções da empresa em bolsa, segundo a agência Bloomberg.

O empresário de 49 anos, que detém 18% da Tesla e dirige também a SpaceX, ultrapassou a fortuna de Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon, graças à subida das acções da Tesla, segundo cálculos da Bloomberg citados pela AFP. Jeff Bezos era considerado o homem mais rico do mundo desde 2017.

A avaliação da agência noticiosa norte-americana é baseada no preço dos títulos da Tesla durante a sessão, uma vez que a praça de Wall Street ainda não encerrou.

As acções da Tesla viram o seu valor multiplicado por sete ao longo de 2020 – ano que terminou com a inclusão da fabricante automóvel no índice S&P 500 – e continuavam a subir hoje em Wall Street, fazendo com que a fortuna de Musk aumente para 188,5 mil milhões de dólares (cerca de 153,7 mil milhões de euros ao câmbio actual) pouco depois da abertura da sessão, ultrapassando em 1,5 mil milhões de dólares a de Jeff Bezos.

Na quarta-feira, a Tesla ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 700 mil milhões de dólares de valor, depois de os títulos terem subido quase 3% para 755,98 dólares. Hoje, as acções continuavam a subir 5,7%, negociando perto dos 800 dólares.

As vendas do grupo ficam, no entanto, muito longe das que foram feitas pelos construtores tradicionais. Em 2020, a Tesla vendeu apenas 499.550 viaturas, muito abaixo dos 11 milhões de veículos vendidos pela Volkswagen em 2019.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários