De Villiers vence no Dakar e Peterhansel é mais líder

O português Ricardo Porém (Borgward) foi 18.º, a 42m29s do vencedor, e está já em 26.º, a quase quatro horas do líder.

Foto
Carlos Sainz em acção no Dakar LUSA/Frederic Le Floch HANDOUT via ASO

O sul-africano Giniel de Villiers (Toyota) venceu nesta quinta-feira a quinta etapa da 43.ª edição do rali Dakar, dia em que o francês Stéphane Peterhansel (Mini) reforçou a liderança da corrida na vertente dos automóveis.

O piloto sul-africano, vencedor do Dakar em 2011, gastou 5h09m25s para completar os 456 quilómetros cronometrados da especial que ligou Riade a Al Qaisumah, e deixou o compatriota Brian Baragwanath (Toyota) na segunda posição, a 58 segundos, com Peterhansel a fechar os lugares do pódio, a 2m25s.

O líder da classificação geral bateu o catari Nasser Al-Attyiah (Toyota), quarto na etapa, por 2m13s, e cimentou a vantagem na frente da corrida. Al-Attyiah está, agora, a 6m11s do piloto do Mini.

O português Ricardo Porém (Borgward) foi 18.º, a 42m29s do vencedor e está já em 26.º, a quase quatro horas do líder. O lituano Benediktas Vanagas (Toyota), navegado pelo português Filipe Palmeiro, é 16.º.

Sexta-feira disputa-se a sexta etapa da prova, entre Al Qaisumah e Há"il, com um total de 618 quilómetros, 448 deles cronometrados. Percurso sempre em areia e com muitas dunas pela frente.

Benavides vence nas motos

Nas motos, o argentino Kevin Benavides (Honda) venceu a etapa e ascendeu à liderança da classificação. O piloto, orientado pelo português Ruben Faria na equipa oficial da Honda, gastou 5h10m50s para completar os 456 quilómetros cronometrados da especial, com o chileno Jose Inacio Cornejo (Honda) a exactamente um minuto do companheiro de equipa e o australiano Toby Price (KTM) a recuperar muito terreno e a ser terceiro, a 1m20s do vencedor.

O português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) concluiu o dia na 22.ª posição, mas, na geral, continua dentro do top-20. Classificação na qual Benavides é, agora, o novo líder, com 2m31s de vantagem sobre o francês Xavier de Soultrait (Husqvarna), que estava na liderança.

O espanhol Joan Barreda (Honda), vencedor da quarta etapa, foi o primeiro a sair para a pista e perdeu-se logo ao quilómetro 74, perdendo 19m11s para o vencedor do dia e caiu para nono.

Sugerir correcção
Comentar