Covid-19. Há mais uma vacina aprovada na Europa

A Agência Europeia do Medicamento aprovou, esta quarta-feira, a vacina da Moderna para utilização na União Europeia. É a segunda vacina aprovada para utilização na Europa.

A vacina da Moderna, com uma eficácia comprovada superior 90%, é a segunda a ter aval da Agência Europeia do Medicamento (EMA), após a aprovação, a 21 de Dezembro de 2020, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser utilizado no espaço europeu desde 27 de Dezembro.

A decisão do Comité de Medicamentos de Uso Humano da EMA foi tomada num momento em que o número de infecções pelo novo coronavírus está a subir em muitos países europeus, e se ouvem críticas sobre a lentidão com que está a ser lançada a vacinação na União Europeia, que começou a 27 de Dezembro, com a vacina da BioNtech-Pfizer.

Portugal já recebeu mais de 140 mil doses da vacina contra a covid-19, das quais quase metade já foi distribuída e, destas, 32 mil foram administradas, revelou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. O último país europeu a iniciar o processo de vacinação foram os Países Baixos, esta quarta-feira.