Ordem dos Advogados avança com queixa-crime no caso do procurador europeu

Em causa podem estar crimes de abuso de poder e falsificação de documento. Objectivo é apurar responsabilidades na prestação de informações falsas na nomeação do magistrado José Guerra.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Ordem dos Advogados anunciou que vai avançar com uma queixa-crime contra desconhecidos no caso da nomeação do magistrado José Guerra para procurador europeu.

O bastonário dos Advogados, Luís Menezes Leitão, irá pedir ao Ministério Público que averigúe a eventual responsabilidade criminal no caso dos dados falsos fornecidos ao Conselho da União Europeia sobre o procurador José Guerra, por entender que o sucedido é demasiado grave para ficar resolvido com a simples declaração de que se tratou de lapso dos serviços do Ministério da Justiça, “especialmente depois das posteriores afirmações do director-geral da Política de Justiça”, quando se demitiu. Contudo, entretanto, o próprio já esclareceu ao PÚBLICO que a nota que emitiu na segunda-feira foi mal interpretada

Lembrando que compete à Ordem dos Advogados defender o Estado de direito e colaborar na administração da justiça, Menezes Leitão diz que não pode deixar de actuar perante situações que põem em causa a reputação das instituições e dos documentos oficiais do Estado. Para o bastonário, os indícios de irregularidades e falsas informações são susceptíveis de “pôr em causa a regularidade da nomeação do procurador português na Procuradoria Europeia e de criar um grave desprestígio, não só das instituições portuguesas, mas também das próprias instituições europeias”. 

A esta decisão não será alheio o facto de um dos vice-presidentes de Menezes Leitão ser simultaneamente membro do Conselho Superior do Ministério Público, para onde foi indicado pelo PSD. Trata-se do advogado Rui Silva Leal, marido da deputada social-democrata Mónica Quintela, que apesar de não ter participado no processo de selecção que ocorreu dentro daquele conselho superior no início de 2019, pediu para consultar o processo e fez críticas duras ao mesmo quando o órgão foi chamado a autorizar a comissão de serviço do procurador José Guerra, já em Setembro do ano passado.

Em causa poderão estar os crimes de abuso de poder e falsificação de documento, assinala a Ordem dos Advogados. Que, a serem provados, “teriam um indiscutível impacto na visão que os cidadãos têm “das entidades que os regem”. Daí o pedido de inquérito: “Para que não subsistam dúvidas sobre o regular funcionamento das instituições, a bem da justiça, da legalidade, e do Estado de direito em Portugal e na Europa.” O PÚBLICO questionou a Procuradoria-Geral da República sobre se recebeu a queixa da Ordem e, se sim, que encaminhamento teve a mesma, não tendo obtido resposta até ao momento.

O escândalo originou a demissão do director-geral da Política de Justiça, Miguel Romão. Foram já várias as figuras nacionais que se pronunciaram sobre o caso, incluindo o Presidente da República, que considerou o sucedido “um desleixo lamentável”. Já o comentador televisivo Marques Mendes desafiou os partidos a desencadearem um inquérito parlamentar. 

Tanto na nota que emitiu na segunda-feira, como nas declarações que fez nesta terça-feira ao PÚBLICO, Miguel Romão insiste que não houve qualquer intenção de falsear, subverter ou adulterar qualquer informação por parte de ninguém envolvido no processo. Com Mariana Oliveira

Sugerir correcção
Ler 10 comentários