Portugal inicia fase de qualificação para Mundial 2022 no Estádio José Alvalade

Foto
Estádio José Alvalade Reuters/RAFAEL MARCHANTE

Portugal vai iniciar a fase de qualificação do grupo A para o Campeonato do Mundo de 2022 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, frente ao Azerbaijão, anunciou nesta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O arranque do apuramento para a equipa das “quinas” será no dia 24 de Março, a partir das 19h45, no estádio do Sporting, que, segundo o presidente da FPF, traz boas memórias à selecção.

“Esta é uma casa onde temos sido felizes e esperamos poder oferecer aos portugueses mais uma vitória e um excelente espectáculo nesta estreia. Gostaria ainda de aproveitar para agradecer ao Sporting Clube de Portugal toda a disponibilidade demonstrada para podermos receber este jogo em condições de total segurança numa altura em que o país ainda está a enfrentar duramente a pandemia”, disse Fernando Gomes, citado pelo sítio oficial do organismo na Internet.

Na “poule” A está inserido o apurado Qatar, por ser organizador do torneio, que defronta Portugal em 4 de Setembro e em 9 de Outubro, sendo que, os cinco encontros na condição de visitado, serão disputados em território europeu, para evitar longas viagens.

Portugal vai iniciar o apuramento com a recepção ao Azerbaijão, em 24 de Março de 2021, seguindo-se as deslocações à Sérvia (27) e ao Luxemburgo (30). Em Setembro de 2021, a equipa das quinas recebe a República da Irlanda (1) e visita o Azerbaijão (7), enquanto em Outubro vai ser anfitriã do Luxemburgo (12), terminando o apuramento em Novembro, com a visita aos irlandeses (11) e a recepção aos sérvios (14).

A qualificação europeia para o Mundial 2022 decorrerá entre Março e Novembro de 2021. O vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se directamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os “play-off” de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se directamente para a fase final ou para os “play-off”.

Destas 12 equipas presentes nos “play-off”, que serão disputados em Março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial 2022.

O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre Junho e Julho, devido ao forte calor naquele país, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar