Conheça a taxa de incidência da covid-19 no seu concelho (há 25 com risco extremamente elevado)

O distrito de Évora tem três dos cincos concelhos com taxa de incidência mais elevada. Número de municípios com risco mais elevado de contágio sofreu diminuição.

Foto
Mapa de risco Infografia

São 25 os concelhos do país em risco extremo de contágio, de acordo com os dados sobre a taxa de incidência revelados esta segunda-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Estes municípios registaram, entre os dias 14 e 27 de Dezembro, mais de 960 casos de infecção por 100 mil habitantes, patamar a partir do qual determinado concelho entra na categoria de risco máximo definido pelas autoridades de saúde.

O número de concelhos sobe muito ligeiramente: é agora mais um relativamente à mais recente análise a este indicador (que dava conta da incidência da covid-19 entre 7 e 20 de Dezembro nos 308 municípios do país). Na semana passada eram 26 os concelhos na categoria de risco mais elevada. 

O distrito de Évora acolhe três dos cinco concelhos com maior taxa de incidência nos últimos 14 dias. A mais elevada registou-se em Mourão, com 3388 casos por 100 mil habitantes, muito acima das 2286 infecções que já o colocavam na categoria de concelho em risco extremo de contágio na última análise da DGS.

É novamente de Évora o segundo concelho com maior taxa de incidência nas últimas duas semanas, com o município de Mora a registar 2682 casos por 100 mil habitantes. Tal como sucede no caso de Mourão, este concelho já estava na lista de risco máximo de contágio.

A lista dos cinco concelhos com maior taxa de incidência nos últimos 14 dias é finalizada por: Vidigueira, no distrito de Beja, com 1942 casos; Nisa, em Portalegre, com 1815 infecções; Viana do Alentejo, novamente em Évora.

Subiram ao risco extremo dez concelhos que passam a estar às restrições mais apertadas das autoridades de saúde. Estes concelhos são: Mação (Santarém), Macedo de Cavaleiros (Bragança), Mangualde (Viseu), Montalegre (Vila Real), Nisa (Portalegre), Oliveira do Bairro (Aveiro), Peso da Régua (Vila Real), Ponte da Barca (Viana do Castelo), Viana do Alentejo (Évora) e, por último, Vidigueira (Beja).

Saíram da lista de concelhos com risco “extremamente elevado” outros tantos concelhos que tinham, há duas semanas, mais de 960 infecções por 100 mil habitantes. A lista é constituída por Alter do Chão, em Portalegre, que registou uma descida de 1201 casos por 100 mil habitantes para 474; Amarante, no Porto, com uma diminuição de 1190 para 620 casos; Bragança, cidade que registou 768 casos por 100 mil habitantes face aos 1172 da última análise; Castelo de Vide, em Portalegre, que regista agora uma taxa de incidência de 514 casos; os concelhos de Chaves, Mondim de Basto e Vila Pouca de Aguiar, todos pertencentes ao distrito de Vila Real; Monforte, em Portalegre; Pinhel, no distrito da Guarda. O concelho da Trofa, no distrito do Porto, é o último a sair do grau de risco mais elevado.

Neste momento, a transmissibilidade (Rt) está em decréscimo, com a média nacional do Rt dos últimos 15 dias fixa nos 0,9. Desde o dia 20 de Novembro que este indicador está abaixo de 1. A Madeira (com 1,16) é a zona do país com um índice de transmissibilidade mais elevado, sendo que o Algarve (1,12) é a outra região do país com este índice acima de 1. Depois seguem-se os Açores (0,94) e Lisboa e Vale do Tejo (0,92%). A região Norte, Alentejo e o Centro, todos com 0,88, completam os dados relativos à transmissibilidade do vírus. 

Portugal registou um total de 4369 novos casos de covid-19 e 78 mortes provocadas pelo vírus no domingo, informou esta segunda-feira a DGS no balanço diário da pandemia. Entre as vítimas mortais de domingo, há a registar a morte de uma mulher na faixa etária dos 40 a 49 anos. Desde Março, mês em que se registaram os primeiros casos do novo coronavírus no país, contam-se 431.623 infecções por covid-19 e 7196 mortes. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários