Impresa vende posições na Vasp e na Lusa ao novo dono do DN

Dona da SIC deverá encaixar 3,35 milhões de euros com venda de activos ao grupo de Marco Galinha.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Impresa anunciou esta segunda-feira que vendeu duas participações accionistas na distribuidora de jornais e revistas Vasp e na agência noticiosa Lusa à empresa Páginas Civilizadas, detida pelo empresário Marco Galinha.

Galinha, fundador do grupo empresarial Bel, comprou no ano passado as participações controladas pelo BCP e pelo Novo Banco na Global Media por cerca de quatro milhões de euros, passando a ser o principal accionista da empresa que tem marcas como o DN e a TSF, com 40%. Além disso, tem uma posição no Jornal Económico.

Agora, o empresário reforça o seu investimento na produção de conteúdos e na distribuição de publicações com a compra de participações à dona da SIC, que deverá encaixar cerca de 3,35 milhões de euros com o negócio.

A Impresa, presidida por Francisco Pedro Balsemão, vendeu 33% da Vasp por um total de 2,1 milhões de euros. A concretização da operação está “sujeita à finalização de uma auditoria contabilística e financeira, ao não exercício do direito de preferência por parte dos acionistas da Vasp -Distribuidora de Publicações, S.A., ao consentimento da Vasp -Distribuidora de Publicações, S.A. e à não oposição à transacção por parte da Autoridade da Concorrência”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A venda da posição de 22,35% da Lusa foi acertada por 1,25 milhões de euros, estando a assinatura do contrato definitivo dependente também da conclusão de uma auditoria contabilística e financeira e ainda à não oposição da Autoridade da Concorrência, ou confirmação de que a notificação a esta entidade reguladora “não é necessária”.

Sugerir correcção
Comentar