Confiança dos consumidores e das empresas recupera em Dezembro

Confiança das famílias retoma “patamar relativamente estável observado desde Junho”. Indicador de clima económico recupera ligeiramente, mas com quebra nos serviços.

Foto
INE assinala expectativas positivas "sobre a situação financeira do agregado familiar”

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Dezembro, após a diminuição em Novembro, mês em que houve um novo apertar das medidas de combate à covid-19.

No último mês do ano, o indicador retomou “o patamar relativamente estável observado desde Junho”, em resultado do “contributo positivo das perspectivas sobre a evolução futura da situação económica do país”, assinalou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Também contribuíram de forma positiva “as opiniões e expectativas sobre a situação financeira do agregado familiar e as perspectivas da realização de compras importantes”.

Quanto ao indicador de clima de económico, este “aumentou ligeiramente em Dezembro, após ter interrompido no mês anterior o perfil de recuperação observado desde Maio”.

O INE desta que, em Dezembro, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas. Também subiram, “de forma ligeira, no Comércio, tendo diminuído nos Serviços”.

Na indústria, a recuperação do indicador reflectiu o contributo positivo do saldo das perspectivas de produção das empresas e das apreciações relativas à evolução da procura global.

Já “as opiniões sobre os stocks de produtos acabados registaram um ligeiro contributo negativo”. O indicador aumentou nos três agrupamentos (bens de consumo, bens de investimento e bens intermédios).

Na Construção e Obras Públicas, melhoraram as apreciações sobre a carteira de encomendas e perspectivas de emprego, ainda que esta última “de forma ligeira”.

Verificaram-se melhorias nas divisões de “Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios” e de “Actividades Especializadas de Construção”, mas uma queda, pelo terceiro mês consecutivo, na divisão de “Engenharia Civil”.

O indicador de confiança do Comércio “aumentou ligeiramente, após a pronunciada redução observada em Novembro”. A melhoria reflectiu “o acentuado contributo positivo das perspectivas de actividade da empresa nos próximos três meses”, já que nas apreciações relativas ao volume de vendas e de stocks, o contributo foi negativo.

Nos Serviços, a quebra de confiança foi mais evidente nas “Actividades de Informação e Comunicação”, seguindo-se as secções de “Outras Actividades de Serviços”, “Transportes e Armazenagem” e “Alojamento, Restauração e Similares”.

O pessimismo relativamente à evolução da procura superou os contributos positivos das apreciações sobre a evolução da carteira de encomendas e as opiniões sobre a actividade da empresa.

Sugerir correcção
Comentar