Marcelo deixa Tiago Mayan Gonçalves sem resposta à pandemia

Candidato da Iniciativa Liberal começou ao ataque contra o “ministro da propaganda do Governo” mas acabou por não conseguir explicar qual era a alternativa liberal ao estado de emergência.

Foto
Tiago Mayan Gonçalves obrigou Marcelo a explicar-se, mas não se explicou LUSA/PEDRO PINA

A resposta à pandemia e a oposição da Iniciativa Liberal ao estado de emergência marcou o debate entre o actual Presidente da República e o Tiago Mayan Gonçalves, domingo à noite na RTP. O candidato liberal até começou ao ataque, obrigando Marcelo Rebelo de Sousa a explicar algumas decisões do seu mandato, mas no contra-ataque Marcelo fintou-o e deixou-o sem resposta sobre qual era a alternativa do seu partido ao estado de emergência.

O frente-a-frente começou duro, com as acusações de Tiago Mayan Gonçalves de que o Presidente da República tinha sido o “ministro da propaganda do Governo” durante o primeiro mandato. “Em democracia não pode haver censura, e muito menos em campanha eleitoral, está no seu direito”, começou por responder. Marcelo repetiu o argumento de que não esteve com o Governo, mas com os portugueses, lembrou a importância da estabilidade política mas disse que isso não o travou de vetar mais do que os seus antecessores (excepto Ramalho Eanes) e que “em várias ocasiões” esteve “em desacordo com o Governo”.

“O mandato do Presidente foi um falhanço”, ripostou Tiago Mayan Gonçalves, dando como exemplos a afirmação de que havia vacinas da gripe para todos, a não recondução de Joana Marques Vidal no cargo de procuradora-Geral da República e a festa de anúncio da Liga dos Campeões em Belém. Lamentou ainda os “nove meses passados num pacto de silêncio” no caso do SEF. “A única coisa que move o Presidente é a busca da popularidade”, disse, relacionando as críticas ao Governo com as sondagens: “Aí está pronto a tirar o tapete até a ministros quando sente que a sua popularidade está afectada”.

Na réplica, Marcelo teve que se explicar. Disse que a própria Joana Marques Vidal assumiu, desde o início do mandato, que teria um mandato único e que a sua substituição não parou a investigação de casos de corrupção. Lembrou que nas vacinas se limitou a repetir o que a ministra tinha dito e depois, “humildemente”, reconheceu o erro. E defendeu-se dizendo que interveio sempre em relação aos ministros “no momento em que os factos ocorreram”, lembrando o caso dos fogos florestais em 2017 e ainda agora o caso do procurador europeu, repetindo ter havido um “desleixo lamentável”.

“É-me indiferente a popularidade, totalmente indiferente”, assegurou Marcelo, lembrando ter vetado a lei do financiamento dos partidos contra todos o parlamento e a lei da contratação pública relativa aos fundos europeus. De resto, frisou que a maior parte dos seus vetos ocorreram “na primeira metade do mandato”. 

Foi aí que passou ao contra-ataque: “Que lei vetaria que eu não vetei?”, perguntou. Tiago Mayan Gonçalves gaguejou mas acabou por apontar a lei da descentralização que permitiu as eleições para as Comissões de Coordenação Regional: “Aquilo foi um simulacro de democracia, onde PS e PSD combinaram os candidatos. O senhor é o candidato dos donos disto tudo”.

Tiago Mayan Gonçalves ainda teve a oportunidade de dizer que se candidatava para “representar uma visão liberal para a Presidência da República”, “uma visão distinta de todos os outros candidatos”. Mas quando assumiu que essa visão passa por tirar o Estado da Saúde, começou a ter dificuldades em responder tanto ao adversário como ao moderador, Carlos Daniel.

Marcelo lembrou que a IL votou praticamente sempre contra o estado de emergência e apontou contradições: “O que seria o número de mortes sem o estado de emergência? É muito fácil apresentar esse sonho bonito dos ideais liberais, mas os países liberais acabaram todos mal na pandemia”.

Nessa altura o Presidente entrou em cena para afirmar-se “muito preocupado” com “o galope da nova variante no Reino Unido”, e apesar das “novas medidas” tomadas na Madeira, sublinhou que “há outra vez uma pressão sobre os internamentos e os cuidados intensivos” no país que justificam a sua preocupação. “Houve um laxismo nos últimos dias”, disse, acrescentando que quer evitar “até ao limite” um novo confinamento, mas é preciso ouvir os especialistas.

“Como é que os liberais respondiam a esta situação?”, questionou Marcelo. “O Presidente escolhe desconfiar dos portugueses”, replicou Tiago Mayan Gonçalves, criticando o “cheque em branco” passado ao Governo. Perante a insistência da pergunta, respondeu apenas que “naturalmente não íamos ter um Natal normal, um Verão Normal nem uma passagem de ano normal”. Só não disse como isso seria.

Sugerir correcção
Ler 57 comentários