Resgatado o sexto corpo no deslizamento de terras na Noruega; ainda há quatro desaparecidos

As operações de resgate estão a ser prejudicadas pelo número limitado de horas de sol na Noruega nesta altura do ano e pelo receio de mais deslizamentos, já que o terreno está instável e não suporta o peso das máquinas.

mundo,noruega,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Haakon Mosvold Larsen/EPA
mundo,noruega,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Reuters
mundo,noruega,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Terje Bendiksby/EPA
mundo,noruega,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Reuters
Município de Gjerdrum
Fotogaleria
Jil Yngland/EPA

Os socorristas noruegueses encontraram neste domingo mais duas vítimas mortais do deslizamento de terras ocorrido na quarta-feira na aldeia de Ask, anunciou a polícia.

Este deslizamento de terras, o mais trágico desde 1853 e que está a chocar a Noruega, ocorreu devido à construção de habitações numa zona dominada pela argila, e onde já tinha havido alertas em 2005 para possíveis acidentes.

O deslizamento ocorreu na aldeia de Ask, 25 quilómetros a nordeste de Oslo, e as equipas de salvamento têm estado a procurar pelo menos dez pessoas que foram dadas como desaparecidas. Nas buscas recuperaram quatro corpos, tendo encontrado neste domingo mais dois.

As operações de resgate estão a ser prejudicadas pelo número limitado de horas de sol na Noruega nesta altura do ano e pelo receio de mais deslizamentos, já que o terreno está instável e não suporta o peso de um veículo militar, disseram as autoridades, citadas pela AP.

Mais de mil pessoas foram retiradas, e as autoridades dizem que até 1500 pessoas podem ter de ser realojadas devido ao receio de mais deslizamentos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários