Seja qual for a pergunta, Costa ganha a Rio no campeonato da confiança

Sondagem da Aximage mostra que o líder socialista continua muito à frente do presidente do PSD em vários indicadores. Costa tem 54% de avaliações positivas, enquanto Rio tem saldo negativo e apenas 32% de boas avaliações.

Foto
Sondagem-duelo dá vitória a António Costa LUSA/ANTONIO COTRIM

António Costa continua a reunir a confiança dos portugueses para desempenhar o cargo de primeiro-ministro e deixa Rui Rio a grande distância no campeonato da confiança, seja qual for a modalidade. É o que se conclui da segunda parte do barómetro da Aximage para o JN, DN e TSF, divulgada este sábado, que se foca na apreciação comparada dos líderes dos dois maiores partidos.

António Costa tem uma avaliação positiva de 54% dos inquiridos contra 25% que o avaliam negativamente, enquanto Rui Rio tem uma avaliação negativa de 35%, superior aos que lhe dão nota positiva (32%). Mesmo assim, o líder social-democrata viu melhorar a apreciação sobre o seu desempenho em Dezembro, ganhando três pontos percentuais na avaliação positiva em relação a Novembro, segundo o JN.

Seja qual for a pergunta, o actual primeiro-ministro está a frente do presidente do PSD. Pergunta-se em quem tem mais confiança para primeiro-ministro e António Costa ganha com 53% contra 19% - e ainda há 22% que não depositam confiança em nenhum dos dois. Pergunta-se se gosta do líder e das suas políticas e 37% respondem que sim sobre António Costa, enquanto apenas 17% o fazem sobre Rui Rio.

Nas perguntas sobre avaliações negativas, Rui Rio ultrapassa António Costa. Quando a pergunta é se gostam do líder mas não das politicas, 23% dos inquiridos diz que isso se aplica a Rio e 17% diz que é aplicável a Costa. Quando a pergunta é se não gostam nem do político nem das políticas, 35% respondem que isso se aplica a Rio, e 25% dizem que se aplica a Costa. Só há um empate: 11% dizem que não gostam do líder – nem de um nem de outro – mas gostam das suas políticas.

Segundo a TSF, o detalhe dos dados revela que António Costa só é ultrapassado por Rui Rio no Norte na confiança para desempenhar o cargo de primeiro-ministro. De resto, o actual primeiro-ministro “lidera em todos os segmentos de idade e classe económica e regista maior apoio junto das mulheres”, enquanto “Rio recolhe alguns dos seus valores mais positivos a norte e junto do eleitorado masculino”.

A TSF adianta também que os dois líderes seguram os eleitorados dos seus partidos, embora 27% dos votantes no PSD apostam em António Costa para o cargo de primeiro-ministro. Rio recolhe 100% das preferências do eleitorado do CDS, estando em vantagem também junto dos eleitores do Chega e da Iniciativa Liberal. Esta sondagem-duelo foi feita entre 19 e 22 de Dezembro e obteve 812 respostas válidas e tem uma margem de erro de 3,4%.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários