Covid-19: festa ilegal de fim de ano que juntou mais de 2500 pessoas em França foi interrompida

Festa de passagem de ano ilegal durava desde quinta-feira na região de Rennes. Outra, em Barcelona, continua na manhã deste sábado, mas com menos participantes.

Foto
Festas ilegais em França e Espanha duram há dias EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

A festa de passagem de ano ilegal que decorria desde quinta-feira na região de Rennes, em França, foi interrompida na manhã deste sábado. Outra festa na cidade espanhola de Barcelona continua, mas com menos participantes.

De acordo com o departamento de Ille-et-Vilaine, os participantes da festa, realizada num hangar na localidade de Lieuron, a sul de Rennes, começaram a desmobilizar este sábado de manhã.

A festa reuniu cerca de 2500 pessoas apesar de em França vigorar o recolher obrigatório durante o período da passagem de ano devido ao aumento de casos de covid-19.

“Não houve intervenção da polícia”, disseram as autoridades locais, acrescentando que os agentes, que controlam as estradas de acesso ao local, procederam a operações de intimação dos participantes que abandonavam a festa.

Na sua conta oficial no Twitter, o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, disse que as “numerosas forças de segurança” no local e “os controlos intensivos levaram à paragem da festa ilegal em Lieuron sem violência”. “Continuamos os controlos e a intimação de cada participante assim que deixa o local”, acrescentou.

Pelo menos um equipamento de som usado na festa ilegal foi desmontado e os participantes começaram a sair às cinco e meia da manhã (hora local).

Cerca de metade do parque de estacionamento estava vazio na manhã deste sábado, segundo constatou um jornalista da AFP. 

Gérald Darmanin tinha convocado para sexta-feira uma reunião em Paris com as autoridades do departamento e da cidade para se decidir que medidas usar para se pôr fim à festa. Na quinta-feira, a polícia tentara, sem sucesso, impedir o início da festa. “Enfrentou hostilidade violenta de muitos participantes”, com um carro da polícia a ser incendiado e os agentes a serem agredidos com garrafas e pedras.

Segundo a BBC, que cita fontes policias, muitos dos participantes da festa são britânicos e espanhóis. Algumas pessoas disseram que planeavam ficar até domingo, enquanto outros disseram que esperavam ficar até terça-feira. Um participante disse ao Le Monde que a rave foi “muito bem organizada” e que existiam quiosques de comida dentro do recinto.

Festa em Barcelona continua

Em Llinars del Vallès, nos arredores de Barcelona, continuava na manhã deste sábado uma festa semelhante organizada dentro de um armazém abandonado, embora agora com muito menos participantes do que no dia 31.

Na sexta-feira, a polícia anunciou que agiria caso os participantes não deixassem o local e fonte policial disse a EFE que ainda neste sábado será tomada uma decisão sobre o despejo do edifício caso as pessoas não saiam voluntariamente.

Mais de duzentas pessoas de várias nacionalidades participaram na festa, que foi denunciada pelos vizinhos. Segundo algumas fontes, os organizadores pretendiam prolongar a festa até 4 de Janeiro.

As pessoas que começaram a deixar o armazém foram identificadas e acusadas de participarem numa festa proibida e sem respeitar as medidas de prevenção que vigoram em Espanha devido à pandemia de covid-19.

Sugerir correcção
Comentar