Maria para menina, Francisco para menino: conheça os nomes mais escolhidos em 2020

Tendência mantém-se e nomes mais popular (quase) não sofreram alterações nos últimos anos.

Foto
Em ano de pandemia os pais mantêm a tradição nos nomes escolhidos para os filhos REUTERS/GLEB GARANICH

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, há coisas que teimam em continuar iguais. Uma delas é a popularidade do nome Maria. Sem grande surpresa, volta a ser líder isolado na lista de nomes escolhidos para as meninas nascidas neste ano, uma tendência que se prolonga desde 2005.

Se olharmos para os nomes de menina, os primeiros quatro classificados repetem-se. A única adição aos dez nomes mais escolhidos face a 2019 é Sofia, que segura o décimo lugar da lista. 

Para além de Maria, os nomes mais populares voltam a ser Leonor, Matilde e Carolina. Na quinta posição deste ranking, Alice destrona Beatriz, que, em 2020, foi apenas o sétimo nome mais usado, surgindo depois de Benedita, que ocupa o sexto lugar.

Relativamente aos rapazes, Francisco volta a levar a melhor sobre João, depois de ter assegurado o primeiro lugar desta lista em 2019.

À semelhança do que acontece na lista ordenada dos nomes das meninas, 2020 trouxe novos nomes aos mais escolhidos pelos pais. Santiago, terceiro classificado em 2019, é substituído por Afonso, que tinha ficado na quarta posição no ano passado.

Sugerir correcção
Comentar