Renamo exige “punição exemplar” dos responsáveis pela morte de ex-deputado do partido

O corpo foi exumado para se realizar uma perícia.

Foto
Ossufo Momade, líder da UNITA LUSA

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido de oposição do país, exigiu nesta terça-feira a “punição exemplar” dos responsáveis pelo homicídio do antigo deputado do partido Sofrimento Matequenha, encontrado morto numa mata no centro do país.

“Exigimos desde já que inicie um sério trabalho de investigação policial tendente a esclarecer este crime e punir exemplarmente os responsáveis directos e mandantes destes actos macabros contra moçambicanos, para evitar que continuemos a assistir situações de impunidade”, disse Ossufo Momade, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

O corpo do político, raptado em 13 de Dezembro na sua residência, foi descoberto na quinta-feira por camponeses, abandonado, com sinais de tortura e coberto de ramos de árvores numa mata de Pindanganga, uma aldeia do interior de Gondola (Manica), a cerca de 60 quilómetros a nordeste do local do seu rapto, disseram à Lusa familiares no domingo.

A Renamo quer que “a justiça seja feita e condena veementemente o acto”, classificando-o como “bárbaro” e contra os princípios do Estado de Direito Democrático.

“Com este acto bárbaro, levado a cabo pelos inimigos da paz e da diversidade de pensamento, a Renamo e a República de Moçambique perdem um dos seus melhores filhos”, considerou Ossufo Momade.

Na segunda-feira, as autoridades de Manica ordenaram a exumação do corpo do corpo do antigo deputado, para ser feita uma perícia, num trabalho que envolve uma equipa composta pela Procuradoria, Saúde e Serviço Nacional de Investigação Criminal.

Sofrimento Matequenha foi raptado na sua residência, de acordo com a denuncia feita pela família. Um grupo armado, equipado com a farda policial, invadiu a casa do político no bairro Nhamaonha, subúrbio de Chimoio, capital provincial de Manica, e levou-o numa viatura preta, com vidros fumados, relatou a mulher do antigo deputado, na ocasião.

Sugerir correcção
Comentar