IPMA prolonga aviso laranja de agitação marítima em sete distritos

Ondas podem chegar aos 14 metros de altura. Aviso para amarelo ao final da tarde de terça-feira.

Foto
Paulo Pimenta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 18h de terça-feira o aviso laranja em sete distritos de Portugal continental por causa da agitação marítima.

Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão com aviso laranja, o segundo mais grave, desde as 8h27 desta segunda-feira até às 18h de terça-feira, de acordo com informação publicada na página do IPMA, que anteriormente tinha emitido os avisos até às 11h de terça-feira.

Nestes sete distritos são esperadas ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 12 a 14 metros de altura máxima. A partir do final da tarde de terça-feira o aviso laranja baixa para amarelo nos sete distritos, vigorando entre as 18h e as 9h de quarta-feira. Para este período o IPMA prevê ondas de Noroeste com quatro a cinco metros.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo por causa da previsão de queda de neve até às 9h de terça-feira.

Os avisos do IPMA variam entre o vermelho (o mais grave), o laranja e o amarelo. O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

A agência espanhola de meteorologia deu conta de que a tempestade Bela pode fazer sentir os seus efeitos até quarta-feira na Península Ibérica e nas ilhas Baleares.