O que significa ser feliz? A resposta depende do sítio onde se vive

O conceito de felicidade não é universal e, se nos países ocidentais está mais relacionada com a independência, nos países orientais está mais ligada à interdependência.

Foto
Abel Mitja Varela/Gettyimages

Afinal, o que significa ser feliz? E isso pode ser mesmo medido com um teste universal? Uma equipa internacional de cientistas fez dois testes diferentes – um com o ponto de vista ocidental e outro com o oriental – a mais de 15 mil pessoas de 63 países, incluindo Portugal. Este mês, na revista científica PLOS ONE, o grupo revelou que, embora cada teste fosse mais adequado conforme o país e o contexto cultural, os dois tiveram resultados semelhantes. Mas, através das diferenças observadas nos testes, este trabalho acabou confirmar mais uma vez: o significado de felicidade varia, em grande parte, com sítio no mundo onde a pessoa vive e do contexto cultural.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários