Covid-19: vacinação é “momento importante de solidariedade da UE”, diz comissária europeia da Saúde

“A justiça e a igualdade de acesso sempre foram essenciais e ver a vacinação começar em todos os Estados-membros, sejam pequenos ou grandes, é um momento importante de solidariedade da UE”, disse Stella Kyriakides.

Foto
Yves Herman

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, disse este domingo que o arranque da vacinação coordenada nos Estados-membros é “um momento importante de solidariedade da União Europeia” (UE) para que se possa “pôr um fim duradouro à pandemia, juntos e unidos”.

“A justiça e a igualdade de acesso sempre foram essenciais e ver a vacinação começar em todos os Estados-membros, sejam pequenos ou grandes, é um momento importante de solidariedade da UE”, manifestou a comissária, numa nota enviada à comunicação social.

“A UE atravessou esta pandemia em unidade e agora também estamos a iniciar o processo para pôr um fim duradouro à pandemia, juntos e unidos”, acrescentou.

A vacinação contra a covid-19 arrancou este domingo na UE, seis meses depois de a Comissão Europeia ter apresentado a sua estratégia de imunização, porém, os planos para uma campanha coordenada com todos os Estados-membros acabaram por ser defraudados pela Hungria, Alemanha e Eslováquia, que começaram um dia antes.

“Hoje é um dia de grande carga emocional para todos nós: seis meses depois de apresentarmos a estratégia de vacinas covid-19 para a UE, cumprimos a nossa promessa de garantir vacinas para todos os Estados-membros, ao mesmo tempo”, afirmou Stella Kyriakides.

A responsável ressalvou, no entanto, que não se pode “baixar a guarda”, até que um número significativo de pessoas seja vacinado. “Temos que continuar a manter a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor o mais seguros possível”, alertou, acrescentando que, apesar disso, “podemos começar 2021 com optimismo, há luz no fim do túnel”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários