Depois do “marco histórico” da entrega, primeira vacina será dada no Hospital de São João no Porto

Três dias, três actos simbólicos: chegada a Portugal das primeiras doses de vacinas neste sábado será seguida da primeira vacinação dos profissionais de Saúde no Porto, em Coimbra e em Lisboa e da entrega de mais 70.200 doses na segunda-feira, dia 28.

hospital-sao-joao,saude,sociedade,hospitais,servico-nacional-saude,ministerio-saude,
Fotogaleria
LUSA/JOSÉ COELHO
hospital-sao-joao,saude,sociedade,hospitais,servico-nacional-saude,ministerio-saude,
Fotogaleria
LUSA/JOSÉ COELHO
hospital-sao-joao,saude,sociedade,hospitais,servico-nacional-saude,ministerio-saude,
Fotogaleria
LUSA/JOSÉ COELHO
hospital-sao-joao,saude,sociedade,hospitais,servico-nacional-saude,ministerio-saude,
Fotogaleria
LUSA/JOSÉ COELHO
Fotogaleria
LUSA/JOSÉ COELHO
Fotogaleria
LUSA/JOSE COELHO

Naquele que será o primeiro dia do plano de vacinação contra a covid-19, que se inicia no Hospital de São João na presença da ministra da Saúde, Marta Temido, deverão ser vacinados “mais de 2000 profissionais” só neste centro hospitalar do Porto no domingo.

Para isso, este centro hospitalar terá 25 postos de vacinação contra a covid-19 e “uma larga equipa de enfermeiros” dedicada a esta missão, segundo disse uma fonte hospitalar à agência Lusa. “Será uma operação muito complexa e exigente, que durará cerca de 10 horas [das 10h às 20h], acrescentou a mesma fonte. A vacina é voluntária e gratuita para toda a população. 

Nestes primeiros dias, a atenção está centrada na imunização de todos os profissionais afectos a unidades de cuidados intensivos, de cuidados intermédios, de transplantes e de serviços de urgências que queiram ser vacinados, afirmou neste sábado Marta Temido. Em geral, estes profissionais “optaram por dizer que sim, que querem ser vacinados”, acrescentou.

O processo de vacinação vai decorrer em três fases e os cidadãos terão que dar o “seu consentimento esclarecido” depois de serem informados sobre as precauções, as contra-indicações e a possibilidade de surgirem reacções adversas, como o PÚBLICO escreveu recentemente.

Os profissionais de saúde vão ser vacinados nesta primeira fase, após a qual o objectivo é imunizar as pessoas que residem em lares ou internadas em cuidados continuados bem como os mais de 400 mil doentes crónicos com mais de 50 anos. De acordo com a calendarização prevista, a população não incluída nos grupos de risco deverá começar a ser vacinada em Julho de 2021.

Marta Temido qualificou a distribuição das primeiras vacinas como “uma janela de esperança” no contexto da pandemia, mas admitiu que este era ainda “um combate muito difícil" para travar. 

Depois de acompanhar o início do plano de vacinação contra a covid-19, a ministra segue para o Centro Hospitalar Universitário do Porto.​ Mais tarde, realiza-se também em Coimbra a vacinação dos profissionais de Saúde do Centro Hospitalar Universitário, na sua presença.

Entrega na Madeira e nos Açores

Na segunda-feira, dia em que é esperada a entrega de mais 70.200 doses da vacina, algumas delas directamente nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, será a vez do Hospital de Santa Maria (Lisboa Norte) e do Hospital Curry Cabral (Lisboa Central) receberem Marta Temido — neste último está igualmente previsto para este domingo o começo das acções de vacinação.

As primeiras doses entraram em Portugal por Vilar Formoso, concelho de Almeida, e foram transportadas, neste sábado, até um armazém onde foram armazenadas as vacinas que começarão a ser distribuídas pelos hospitais. 

O primeiro-ministro, António Costa congratulou-se pelo “extraordinário esforço da Ciência” e pela “coordenação exemplar da União Europeia” nesta operação que permitiu a chegada a vários países em simultâneo da primeira vacina da BioNTech-​Pfizer.

Na mensagem partilhada na rede social Twitter, António Costa alertou, porém, para a necessidade de serem mantidas todas as medidas de prevenção dos contágios actualmente adoptadas. “Ainda não saímos do túnel. Por isso ainda é cedo para baixar a guarda e relaxar nas medidas de protecção”, sublinhou António Costa, ainda em isolamento profiláctico na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários