Bodø/Glimt, o campeão que veio do muito frio

É a primeira equipa acima do Círculo Polar Ártico a conquistar o título na Noruega. Fê-lo com mais de 100 golos marcados e até já vendeu um dos seus melhores jogadores ao AC Milan.

Foto
Jogadores do Bodø/Glimt Daniele Mascolo/Reuters

Até ao fim do ano, as temperaturas em Bodø, pequena localidade da Noruega com menos de 50 mil habitantes, nunca estarão acima dos zero graus centígrados. Localizada a norte do Círculo Polar Ártico, a quase 1200 quilómetros da capital Oslo, não é uma cidade de acesso fácil. Tem um pequeno aeroporto que só recebe rotas nacionais, e qualquer viagem por terra desde Oslo até à cidade não dura menos de 16 horas. Apesar da temperatura e da geografia, é aqui que mora a melhor equipa de futebol da Noruega. O Bodø/Glimt não se limitou a ser campeão pela primeira vez na história de 104 anos. Foi campeão com estilo. Foi muito (mesmo muito) melhor que os outros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar