É verdade que já não está no aeroporto nenhum dos inspectores do SEF visados no relatório da IGAI?

Ministro da Administração Interna fez revelação no Parlamento que contrariava aquilo que tinha sido garantido pelo SEF

Foto
Rui Gaudencio

A frase

“Nenhum dos inspectores do SEF que estavam no centro entre 10 a 12 de Março [dias de permanência de Ihor Homenyuk] nem os seguranças que foram censurados pelo relatório da IGAI, estão em funções no aeroporto.”
Eduardo Cabrita
Ministro da Administração Interna

O contexto

Ouvido na Assembleia da República sobre o caso do cidadão ucraniano que foi morto em instalações do SEF em Março, o ministro explicou as várias medidas que foram sendo tomadas pelo Governo desde então.

Os factos

No relatório sobre a morte de Ihor Homenyuk, e que foi entregue ao Ministério Público no final de Setembro, a IGAI propôs que sete inspectores e uma técnica fossem alvo de processos disciplinares (isto além dos três inspectores que são arguidos).

A 25 de Novembro o PÚBLICO noticiou uma resposta do SEF que dizia que cinco inspectores ainda permaneciam no aeroporto mas estavam a exercer outras funções e não tinham contacto com o centro onde Ihor foi morto.  

Agora em Dezembro, Eduardo Cabrita veio garantir que nenhum destes cinco está sequer no aeroporto. Questionado pelo PÚBLICO. O SEF esclarece que “nenhum dos inspectores referidos está actualmente em serviço no Aeroporto de Lisboa” e que equipa de segurança foi integralmente renovada, restando apenas dois elementos da equipa anterior, que não estiveram presentes em serviço no período assinalado.

A conclusão

A declaração de Eduardo Cabrita é verdadeira. 

Sugerir correcção
Ler 5 comentários