Na corrida europeia ao lítio, a refinação é decisiva para Portugal

O objectivo do ministro do Ambiente é tornar Portugal numa potência europeia na cadeia das baterias eléctricas. A refinação é a chave na corrida europeia do lítio.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Esta semana, o anúncio do fecho da refinaria da Galp em Leça da Palmeira, em Matosinhos, abriu a porta à especulação sobre a sua possível conversão numa refinaria de lítio. Um cenário que ganha maior relevância numa altura em que a Europa se está a organizar para garantir que toda a cadeia de produção de baterias eléctricas - onde a refinação é determinante - fica dentro das suas fronteiras. Portugal está assumidamente na corrida ao lítio, dada a situação privilegiada que pode ter na matéria-prima. Mas para garantir que chega à meta tem de assegurar que também consegue refinar o minério.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários