Brisa lança nova rede de carregamentos eléctricos para 42 áreas de serviço

Até ao fim de 2021 vão existir 40 áreas de serviço servidas por carregadores eléctricos. Parceria que envolve investimento de 10 milhões de euros está a ser feita com a BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric, Ionity e Repsol.

Foto
FERNANDO VELUDO/NFACTOS/ARQUIVO

A Brisa vai investir dez milhões de euros, em parceria com a BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric, Ionity e Repsol, para aumentar a rede de carregamentos eléctricos para 42 áreas de serviço e 82 carregadores, anunciou a concessionária.

Em comunicado, a empresa informou que lançou “o Via Verde Eletric, a maior rede privada de pontos de carregamentos eléctricos rápidos e ultra-rápidos das auto-estradas portuguesas”, que “resulta de uma parceira da Brisa com a BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric, Ionity e Repsol, e representa um investimento global na ordem dos dez milhões de euros”.

De acordo com o director do Projecto de Carregadores Eléctricos da Brisa, Diogo Torcato, que falava durante a apresentação do projecto, a empresa vai investir “dez milhões de euros numa rede de 40 áreas de serviços e de 82 carregadores”.

“Actualmente, 17 áreas de serviço são servidas por carregadores eléctricos, duplicaremos para 40. [...] Passaremos a ter 82 carregadores, entre rápidos e ultra-rápidos, quase quadruplicando a oferta actual”, acrescentou.

A rede Via Verde Eletric estará “completa durante o decorrer de 2021”, referiu a concessionária das auto-estradas, na mesma nota. “Numa viagem entre o Porto e Faro, por exemplo, o Via Verde Eletric terá 12 pontos de carregamento, com 24 carregadores”, destacou.

Esta rede não inclui, porém, as áreas de serviço urbanas da rede Brisa (Oeiras, na A5; Coronado-Trofa, na A3; Águas Santas, na A4), onde serão implementados outro tipo de projectos, ainda em preparação.

“Com os nossos parceiros, estamos a derrubar barreiras para o uso de veículos eléctricos para as médias e longas distâncias. No próximo verão, será possível viajar num veículo eléctrico com total conforto, do Minho ao Algarve, na rede Brisa”, referiu, na mesma nota, o presidente executivo da Brisa, António Pires de Lima.

Durante o lançamento do projecto, que contou com a participação do ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes, o presidente executivo da Brisa garantiu que a escolha deste prometo para a primeira apresentação pública da nova administração da concessionária de auto-estradas não foi “um mero acaso”.

O consórcio liderado pela holandesa APG Asset Management concluiu, em Outubro, o negócio de compra de 81,1% da Brisa, e o antigo ministro da Economia António Pires de Lima assumiu o comando da empresa. “Quisemos que a primeira intervenção pública desta renovada estrutura accionista e novo Conselho de Administração da Brisa estivesse relacionada com a sustentabilidade e a mobilidade limpa, porque, para a Brisa, o combate às alterações climáticas é uma prioridade”, afirmou Pires de Lima.

Por seu lado, o ministro do Ambiente considerou que o projecto agora lançado “está absolutamente alinhado com os objectivos do governo de sustentabilidade”, instando, com humor, todos os que estão a pensar comprar um carro eléctrico a fazer já as suas encomendas, uma vez que deixarão de ter, a partir do próximo verão, a “desculpa” mais utilizada para não comprar um veículo deste tipo, que é a dificuldade de realizar viagens longas. “Quando cheguei a ministro, já lá vão cinco anos, só 1% dos veículos em Portugal é que eram eléctricos”, referiu Matos Fernandes, apontando que este ano esse valor atingiu os 11% e em Outubro já ultrapassou os 14%.

Questionado sobre a possibilidade de desenvolver estações de abastecimento de hidrogénio, o presidente executivo da Brisa disse apenas que esse é “um projecto que está a ser estudado dentro de casa”.

Sugerir correcção
Comentar