Eutanásia ainda pode chegar a Belém na campanha eleitoral

Marcelo tem oito dias para enviar o texto da despenalização da morte medicamente assistida para o Tribunal Constitucional. Se não o fizer, terá que o vetar ou promulgar nos 12 dias seguintes.

Foto
LUSA/RODRIGO ANTUNES

É difícil, mas há ainda alguma hipótese de Marcelo Rebelo de Sousa poder ter que olhar para o texto que legaliza a eutanásia durante a campanha eleitoral, possivelmente só mesmo nos últimos dias antes das presidenciais marcadas para 24 de Janeiro. Tendo em conta o caminho do processo legislativo no Parlamento, é possível que os deputados possam votar o texto final na primeira semana de Janeiro no plenário, o que faria com que o decreto da Assembleia pudesse ser remetido para o Palácio de Belém nos últimos dias da semana a seguir, que é a primeira da campanha eleitoral, ou na seguinte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários