Covid-19: morreu a actriz brasileira Nicette Bruno aos 87 anos

Célebre por personagens marcantes em telenovelas de sucesso em Portugal, de Rainha da Sucata a Mulheres de Areia ou Selva de Pedra, a actriz não resistiu às complicações decorrentes da covid-19.

morte,telenovelas,televisao,teatro,cinema,brasil,
Fotogaleria
Nicette Bruno tinha 87 anos DR
morte,telenovelas,televisao,teatro,cinema,brasil,
Fotogaleria
Em I Love Paraisópolis DR
morte,telenovelas,televisao,teatro,cinema,brasil,
Fotogaleria
Nicette Bruno com Paulo Goulart, na década de 1950 DR
morte,telenovelas,televisao,teatro,cinema,brasil,
Fotogaleria
Nicette Bruno com Paulo Goulart DR
,Regina Duarte
Fotogaleria
Em Rainha da Sucata, com Regina Duarte DR
,Rede Globo
Fotogaleria
Em Sete Pecados, com Ary Fontoura DR
,Elenco de Sítio do Picapau Amarelo
Fotogaleria
Nicette Bruno foi Dona Benta, entre 2000 e 2004 DR
,Pedrinho
Fotogaleria
DR

Para uma geração será a dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo, a quem deu vida entre os anos de 2000 e 2004. Para outra, a dona Neiva, a mãe da Rainha da Sucata Regina Duarte e arqui-inimiga de D. Armênia, a libanesa e controladora mãe dos “suas filhinhas” Gérson (Gerson Brener), Gera (Marcello Novaes) e Gino (Jandir Ferrari), a quem a actriz Aracy Balabanian dava vida.

Mas a vida profissional de Nicette Bruno, nascida Nicete Xavier Miessa, a 7 de Janeiro de 1933, em Niterói, foi maior do que aquela com que ficou conhecida em Portugal.

Nicette nasceu já com um pé nos palcos, sendo filha da actriz Eleonor Bruno, e aos quatro anos declamava e cantava num programa infantil de uma rádio, tendo-se profissionalizado no teatro com somente 14 anos.

A estreia, em 1947, na peça A Filha de Iório, de Gabriel D’Annunzio, augurava um futuro grandioso: foi Actriz Revelação pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais. E, ainda antes de completar os 18 anos, fundou, em São Paulo, o Teatro de Alumínio, na Praça das Bandeiras, edifício sede do Teatro Íntimo Nicette Bruno (TINB), companhia criada em 1953, já com Paulo Goulart, o futuro marido e outro grande do mundo da representação – casaram em 1954 e tiveram três filhos, todos actores: Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho.

Durante as décadas de 1950 e 1960, Nicette Bruno fez carreira sobretudo no teatro, até que, em 1959, descobriu a televisão com Dona Jandira em Busca da Felicidade. Entre a lista de telenovelas em que participou, além da referida Rainha da Sucata, constam A Muralha, O Meu Pé de Laranja Lima, Rosa dos Ventos, Papai Coração, Éramos Seis, Como Salvar Meu Casamento, Sétimo Sentido, Louco Amor, Selva de Pedra, Bebé a Bordo, Mulheres de Areia

Nicette Bruno morreu este domingo, depois de ter sido internada num hospital do Rio de Janeiro, no fim de Novembro, após ter desenvolvido sintomas graves de covid-19. O estado de saúde da actriz inspirava cuidados há alguns dias, tendo chegado a ser ventilada artificialmente.

As mensagens de pesar pela morte da actriz chegam de todos os quadrantes, desde os muitos colegas de profissão, que ao longo dos anos partilharam palcos e ecrãs consigo, até a personalidades da música, do desporto e até da política. A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff sublinha a “vida inteira dedicada às artes cénicas, no teatro, no cinema e na televisão”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários