A mentira, ou a realidade da realidade alternativa

A companhia Formiga Atómica estreia-se no teatro para adultos com um policial sobre o tema urgente da manipulação da verdade e das fake news. Mas o enredo de Inês Barahona e Miguel Fragata fica-se pela rama, saboreando a espuma das questões convocadas mas não verdadeiramente aprofundadas.

Foto
Sandra Faleiro é Norma B., a autora de policiais que é também suspeita de assassínio... FILIPE FERREIRA

Antes de discorrer sobre a verdade e a mentira e as notícias falsas, trate-se dos factos, sabendo de antemão como estes são cada vez mais alternativos à realidade; a qual, por sua vez, como também é sabido, é sempre uma representação. Sem querer sair deste animado labirinto conceptual e da sua realidade aumentada (ou virtual, se preferido), antes procurando explorá-lo, a companhia Formiga Atómica estreia-se no teatro para adultos com um policial em forma de conteúdo destinado à viralidade instantânea nas redes sociais. O que não foi de todo má ideia – estivesse a ideia menos gasta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar