Vagas a mais? “Há cursos com um numerus clausus exagerado”

Os principais problemas de qualidade do ensino superior continuam a estar nos privados, defende Alberto Amaral, que deixa a agência de acreditação do sector ao fim de 12 anos. A precariedade laboral dos professores é um ponto essencial, diz. Mas também continua a haver problemas no sector público, sobretudo por excesso de vagas em alguns cursos.

Foto
Alberto Amaral: "Quando os estudantes são às centenas dão-se aulas em grandes anfiteatros e perde-se a possibilidade de discussão com eles" Nelson Garrido

É o fim de uma era no ensino superior nacional. Alberto Amaral deixou a liderança da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), de que foi mentor e presidente desde a sua fundação. Passaram 12 anos e o órgão regulador do sector tem, pela primeira vez, um novo rosto – João Guerreiro, que até agora tinha liderado a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que tomou posse na sexta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários