A380 da Hi Fly “deixou” o coração frente a Portugal na hora da despedida

Portugal deixa de contar com o maior avião de passageiros do mundo: o voo do adeus foi esta quinta-feira, com partida de Beja e um coração desenhado nos céus.

voos,aviacao,beja,fugas,alentejo,transportes,
Fotogaleria
voos,aviacao,beja,fugas,alentejo,transportes,
Fotogaleria
LUSA/NUNO VEIGA
voos,aviacao,beja,fugas,alentejo,transportes,
Fotogaleria
LUSA/NUNO VEIGA
voos,aviacao,beja,fugas,alentejo,transportes,
Fotogaleria
LUSA/NUNO VEIGA
,Hi Fly
Fotogaleria
LUSA/NUNO VEIGA
,Hi Fly
Fotogaleria
LUSA/NUNO VEIGA

“Após três anos de operações bem-sucedidas em todo o mundo”, adiantava a empresa Hi Fly quando anunciou ir desistir do Airbus A380, “a decisão de não prolongar o contrato chega como consequência da pandemia de covid-19, que reduziu drasticamente a procura de uma aeronave tão grande”. O dia de despedida chegou esta quinta-feira e com direito a voo, e “coreografia” especial, que pôde ser acompanhado na plataforma Fligth Radar: sobre o Atlântico, frente a Portugal, o seu voo desenhou um coração nos céus.

O avião chegou na tarde de quarta-feira a Beja, “após terminar com êxito a sua última missão comercial ao serviço da Hi Fly”, indicou a empresa. Essa missão passou por Xangai, Seul e Hamburgo. Esta manhã, fez-se aos céus para o último voo em Portugal, a última descolagem do aeroporto de Beja, o único em Portugal continental onde estava autorizado a aterrar (nos Açores, também nas Lajes), com destino a Toulouse, França.

Um aeroporto habitualmente vazio encheu-se hoje de curiosos LUSA/NUNO VEIGA
O avião é operado pela Hi Fly, uma transportadora portuguesa LUSA/NUNO VEIGA
O Aeroporto de Beja, além do das Lajes, dispõe de uma pista com largura e comprimento suficientes para permitir a aterragem deste avião cuja envergadura ( de asa a asa) é de 79,75 metros LUSA/NUNO VEIGA
O Aeroporto de Beja tem pouco movimento de passageiros. Serve sobretudo como parque de estacionamento e local de manutenção LUSA/NUNO VEIGA
O avião vai ficar em Beja até quinta-feira LUSA/NUNO VEIGA
É a primeira nave do género a tocar solo nacional LUSA/NUNO VEIGA
O A380 na aproximação à pista LUSA/NUNO VEIGA
Um técnico junto ao avião LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
O piloto Carlos Mirpuri em explicações no cockpit LUSA/NUNO VEIGA
Um vista do interior do aparelho, que tem dois andares LUSA/NUNO VEIGA
Detalhes nos lugares da Primeira Classe LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
Zona de descanso na Primeira Classe LUSA/NUNO VEIGA
Fotogaleria
Um aeroporto habitualmente vazio encheu-se hoje de curiosos LUSA/NUNO VEIGA

Celebrizado como “o maior avião de passageiros do mundo”, o A380 aterrou no Alentejo pela primeira vez em 2018, tendo sido recebido em festa, com milhares de pessoas a acorrerem ao local para ver o avião. “Chegou ao aeroporto uma avioa que vem prenhe” era o grande título do PÚBLICO para esse momento histórico de um aeroporto com uma história atribulada e poucas alegrias.

O avião ficou ao serviço da empresa portuguesa Hi Fly, uma das 15 no mundo que operavam tal gigante dos céus. Mas a Hi Fly comunicou que por causa da crise provocada pela pandemia o contrato de leasing do A380 iria terminar até final do ano. Na configuração usada pela empresa podiam ser transportados 471 passageiros. A Airbus já tinha anunciado o fim de produção do aparelho.

Especialmente para a empresa, para o aeroporto de Beja e para os muitos fãs da aviação em Portugal, está visto que este será um avião que ficará na memória. E no coração.

EPA/DAN HIMBRECHTS
Reuters/Fabian Bimmer
Reuters/Fabian Bimmer
Reuters/Fabian Bimmer
Reuters/Christian Charisius
Reuters/Fabian Bimmer
Reuters/STRINGER
Reuters/HO
HO
STR
Reuters/PASCAL ROSSIGNOL
Reuters/GONZALO FUENTES
Reuters/CARLOS BARRIA
Reuters/DANIEL MUNOZ
Reuters/IVAN ALVARADO
Reuters/PASCAL ROSSIGNOL
Reuters/WOLFGANG RATTAY
Reuters/ARKO DATTA
LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
EPA/FAZRY ISMAIL
Reuters/Phil Noble
Reuters/Eric Gaillard
Reuters/Tobias Schwarz
Reuters/Pascal Rossignol
EPA/MAURITZ ANTIN
Fotogaleria
EPA/DAN HIMBRECHTS
Sugerir correcção
Ler 2 comentários