Filme de Filipa Reis e João Miller Guerra integra mercado do Festival de Roterdão

Légua é o novo projecto de uma longa-metragem de ficção da dupla de realizadores, que estreou Djon África no festival holandês.

Foto
Djon África foi estreado no Festival de Roterdão em 2018 DR

O projecto do filme Légua, de Filipa Reis e João Miller Guerra, foi seleccionado para o Cinemart, o mercado de co-produções do Festival de Cinema de Roterdão, que acontece online em Fevereiro nos Países Baixos.

O festival anunciou esta quinta-feira os 17 projectos cinematográficos seleccionados para o Cinemart, e entre eles está o da longa-metragem de ficção Légua, assinada em conjunto por Filipa Reis e João Miller Guerra, e que terá co-produção entre Portugal, Brasil e França. O filme conta com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), de apoio a longas-metragens (250 mil euros) e no âmbito do protocolo luso-francês (30 mil euros).

Este é um regresso de Filipa Reis e João Miller Guerra ao Festival de Roterdão, onde em 2018 estrearam a ficção Djon África.

O Cinemart decorrerá de 1 a 5 de Fevereiro, colocando em contacto produtores e realizadores, apenas em formato online, por causa da pandemia da covid-19. De acordo com a organização, os 17 projectos seleccionados para o Cinemart ficam nomeados para vários prémios europeus, entre os quais o Eurimages de desenvolvimento em co-produção.

O Festival de Cinema de Roterdão cumprirá a 50.ª edição expandido em duas fases, de 1 a 7 de Fevereiro e de 2 a 6 de Junho, à conta das medidas para controlar o novo coronavírus, com um formato online e em sala. Além de realizadores, com trabalho entre o documentário e a ficção, Filipa Reis e João Miller Guerra também são produtores em Uma Pedra no Sapato, na qual trabalharam com nomes como Leonor Teles, José Filipe Costa e Marco Martins.

Sugerir correcção
Comentar