Assessor de Joacine Katar Moreira deixa cargo

A decisão consta num despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República, mas os motivos da decisão não foram esclarecidos nem pela deputada, nem pelo ex-assessor.

Foto
Rafael Esteves Martins era chefe de gabinete de comunicação de Joacine Katar Moreira LUSA/MIGUEL A. LOPES

Rafael Esteves Martins, assessor da deputada não-inscrita eleita pelo Livre, Joacine Katar Moreira, foi exonerado do cargo, de acordo com um despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República. O assessor tinha sido escolhido pela deputada em Outubro de 2019 e manteve-se ao lado de Joacine Katar Moreira quando o partido Livre lhe retirou a confiança política no início deste ano. O PÚBLICO contactou Rafael Esteves Martins e o gabinete de comunicação de Joacine Katar Moreira sobre o motivo da exoneração, mas não obteve qualquer resposta.

Rafael Esteves Martins iniciou-se em funções com queixas sobre as solicitações permanentes dos jornalistas e revelou que um repórter tentou invadir o gabinete da parlamentar (queixa essa que nunca foi apresentada formalmente aos serviços parlamentares), o que fez com que pedisse a um elemento da GNR presente no Parlamento que escoltasse a deputada pelos corredores. O episódio valeu a atenção do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que pediu explicações ao secretário-geral do Parlamento, Albino de Azevedo Soares. À data, em declarações ao PÚBLICO, Albino de Azevedo esclareceu que “o que aconteceu não foi normal porque não estava em causa a segurança física da deputada”.

À data da cisão entre a deputada Joacine Katar Moreira e o Livre, Rafael Esteves Martins fez questão de também informar que iria “retirar" a “confiança política” ao Livre, partido do qual chegou a ser dirigente. “Não reconheço o Livre que ajudei a fundar. Os tempos que correm esclarecem-nos acerca das alianças: não de quem está necessariamente connosco, mas de quem não larga mesmo a mão de ninguém. E por isto eu não posso ficar mais no Livre, retirando-lhe consequentemente qualquer confiança política”, escreveu o então chefe de gabinete da parlamentar.

Ao contrário do que é habitual entre os assessores partidários e parlamentares, Rafael Esteves Martins não foi uma figura discreta na Assembleia da República, tendo dado várias entrevistas e até participado em programas de entretenimento matinais. O seu primeiro momento mediático aconteceu no primeiro dia da legislatura, quando Rafael Esteves Martins escolheu usar saia. O episódio gerou alguma polémica e, nas redes sociais, até a Câmara Municipal de Lisboa se juntou à discussão, publicando uma imagem de D. Afonso Henriques com a legenda “Homens de saias? Temos. Desde tempos imemoriais.”

Antes de assumir o cargo de assessor de Joacine Katar Moreira, Rafael Esteves Martins era leitor de português na Universidade de Oxford. Estudou Estudos Artísticos e Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integrou comissões eleitorais da associação de estudantes.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários