Bolsonaro e Obrador reconhecem vitória de Joe Biden nas eleições dos EUA

Jair Bolsonaro, pelo Twitter, e Andrés Manuel López Obrador, por carta, felicitaram o Presidente eleito dos Estados Unidos, um dia depois da confirmação da vitória de Joe Biden no Colégio Eleitoral.

Foto
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi o último chefe de Estado e de Governo do G20 a felicitar Joe Biden pela eleição JOEDSON ALVES/EPA

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, reconheceram na terça-feira a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais, após uma hesitação de seis semanas que mereceu críticas aos dois chefes de Estado.

“Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo ‘a terra dos livres e o lar dos corajosos'”, afirmou Bolsonaro na rede social Twitter.

“Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração económico-comercial em benefício dos nossos povos”, acrescentou o chefe de Estado brasileiro.

A proximidade entre Donald Trump e Bolsonaro, que chegou a ser apelidado de “Trump tropical”, foi apontada como um dos factores que levou o Presidente brasileiro a adiar o reconhecimento da eleição de Joe Biden.

Além disso, escreve a Reuters, a vitória do democrata nas presidenciais norte-americanas significará, muito provavelmente, uma posição mais dura dos Estados Unidos em relação ao Brasil, nomeadamente em áreas como o meio ambiente, os direitos humanos ou o comércio, deixando Bolsonaro, que tinha em Trump um dos seus principais aliados, mais isolado.

Já o Presidente mexicano escreveu uma carta de duas páginas ao Presidente eleito dos Estados Unidos, em que agradeceu a Joe Biden pela sua postura em relação aos migrantes mexicanos e manifestou disponibilidade para colaborar no “desenvolvimento e bem-estar das comunidades do Sudeste do México e dos países da América Central”.

“Dessa forma, ninguém será obrigado a abandonar o seu lugar de origem e vai poder viver, trabalhar e ser feliz com sua família, entre a sua gente e a sua cultura”, defendeu Obrador, considerando ser possível a construção de uma “solução definitiva para os fluxos migratórios desde e através do México para os Estados Unidos”.

Pela proximidade entre os dois países, a relutância de Obrador em reconhecer a vitória de Joe Biden levou a que o Presidente mexicano fosse criticado, sobretudo porque, ao mesmo tempo que dizia que não felicitava o Presidente devido a uma política mexicana de não-ingerência em assuntos de outros países, Obrador dizia que esperava o desfecho dos processos judiciais, contrastando com a postura de outros países

As felicitações de Bolsonaro e Obrador a Joe Biden surgem depois de o Presidente russo, Vladmir Putin, ter dado os parabéns ao Presidente eleito dos Estados Unidos na terça-feira, um dia depois da confirmação da sua vitória no Colégio Eleitoral.

Conforme nota o El País, o Brasil foi o último dos países do G20 a reconhecer a eleição de Joe Biden – a China, por exemplo, felicitou Biden no dia 13 de Novembro, apesar de o Presidente Xi Jinping apenas o ter feito quase duas semanas depois, a 25 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar