Quem quer viver no Alentejo?

Dizem os especialistas que é difícil fixar pessoas aqui. E nós acreditamos porque os números não mentem. Continuamos a ser uma região pobre, das mais pobres da Europa, e sempre que ouvimos falar em descentralização e investimento no interior rimos para dentro e pensamos “têm piada, estes moços de Lisboa”.

Foto
"Temos azeite e cortiça. Mas também temos 22% da população em risco de pobreza ou exclusão social" Diogo Ventura

Somos Alentejanos. Aqui onde vivemos o mar é feito do trigo que, mais tarde, vai ser transformado no melhor pão do mundo. Gostamos de acompanhar esse pão com o queijo feito com o leite das nossas ovelhas ou com umas rodelas de linguiça assada (chouriço é uma coisa diferente e aqui ninguém os confunde). Empurramos com um copo de vinho, quase sempre tinto, para “desembaçar”. Temos azeite e cortiça. Mas também temos 22% da população em risco de pobreza ou exclusão social (dados do INE relativos a 2018).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários