“Está na altura de virar a página”, diz Joe Biden após vitória no Colégio Eleitoral

Presidente eleito afirmou que, apesar dos ataques de Donald Trump ao sistema eleitoral, “a vontade do povo prevaleceu”. Vladimir Putin felicitou-o e disse que o Kremlin está disponível para colaborar com a Casa Branca.

Foto
Joe Biden fez um discurso, transmitido pelas televisões, após ter garantido a eleição no Colégio Eleitoral Reuters/MIKE SEGAR

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que “está na altura de virar a página”, depois de o Colégio Eleitoral ter confirmado a sua eleição e ter deitado por terra as pretensões de Donald Trump tentar reverter o resultado das presidenciais.

“A fé nas nossas instituições prevaleceu. A integridade das nossas eleições permanece intacta. E agora está na altura de virar a página, como temos feito ao longo da nossa história, para unir, para curar”, disse Joe Biden, num discurso a partir de Wilmington, em Delaware, horas depois de o Colégio Eleitoral confirmar os esperados 306 votos para a sua candidatura e os 232 para Trump.

Apesar da confirmação dos resultados, o Presidente Trump, que no final de Novembro disse que obviamente deixaria a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral desse a vitória a Joe Biden, continua sem reconhecer a derrota.

Minutos depois de o estado da Califórnia ter confirmado a vitória do democrata, Trump anunciou a saída do procurador-geral William Barr, um dos seus principais defensores na investigação sobre a interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016. A relação entre ambos piorou nos últimos meses, sobretudo depois de Barr ter afirmado que o Departamento de Justiça não tinha indícios de fraude generalizada nas eleições de 3 de Novembro.

As diversas tentativas de Donald Trump pôr em causa a legitimidade do sistema eleitoral americano e os vários processos judiciais por fraude, derrotados nos tribunais, mereceram o repúdio de Joe Biden, que caracterizou os ataques do Presidente cessante ao processo democrático como “inconscientes”, uma “posição extrema nunca antes vista”.

No entanto, apesar de a democracia norte-americana ter sido “empurrada, testada e ameaçada”, continuou o Presidente eleito, “a vontade do povo prevaleceu”.

“A chama da democracia foi acesa há muito tempo neste país. E agora sabemos que nada, nem mesmo uma pandemia ou um abuso de poder, a pode apagar”, rematou Joe Biden.

Após a confirmação da eleição de Biden no Colégio Eleitoral, o Presidente russo, Vladimir Putin, congratulou o Presidente eleito e disse que a Rússia está disposta a colaborar com os Estados Unidos.

“Da minha parte, estou pronto para cooperar e manter o contacto consigo”, afirmou Putin, numa mensagem dirigida a Joe Biden, segundo a agência Tass. O Presidente russo, ao contrário de outros chefes de Estado que felicitaram Biden pela vitória assim que a mesma foi confirmada pelos media norte-americanos, preferiu esperar pela confirmação do Colégio Eleitoral.

“Putin deseja o maior sucesso ao Presidente eleito e expressa a sua confiança de que a Rússia e os Estados Unidos, que têm uma responsabilidade especial pela segurança e estabilidade globais, possam, apesar das suas diferenças, ajudar realmente na resolução dos vários problemas e desafios que o mundo enfrenta”, lê-se num comunicado emitido pelo Kremlin.

O próximo passo no processo eleitoral norte-americano acontece a 6 de Janeiro, quando os votos do Colégio Eleitoral vão ser contados e certificados no Congresso, numa sessão que será presidida pelo vice-presidente Mike Pence, que é também o presidente do Senado.

Após a certificação dos resultados, Joe Biden toma posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos a 20 de Janeiro.

Sugerir correcção
Ler 24 comentários