Meteorologia: segunda-feira de chuva. Dez distritos estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 9h de terça-feira. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 5 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 19 (em Faro).

Foto
Andre Rodrigues

Dez distritos do continente estão esta segunda e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 9h de terça-feira.

As barras de Vila Praia de Âncora, Caminha, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Ericeira e Cascais estão fechadas a toda a navegação. Segundo informação disponível no site da Marinha, as barras Aveiro, Figueira da Foz estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros e a de Viana do Castelo a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) devido à previsão de vento forte entre as 21h desta segunda e as 9h de terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Céu muito nublado e chuva

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu em geral muito nublado, com abertas a partir do início da tarde e períodos de chuva, mais intensa nas regiões Norte e Centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser de neve acima de 1400/1600 metros no final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas. A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro temporário, em especial até ao final da manhã e descida da temperatura mínima, em especial nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 5 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 19 (em Faro).

Para o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo), o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto para o fim do dia, chuva a partir da noite e vento noroeste fresco a muito fresco, rodando para oeste e tornando-se muito fresco a forte com rajadas até 90 quilómetros por hora a partir da noite.

No grupo central (Graciosa, S. Jorge, Faial, Terceira e Pico) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde, aguaceiros fracos na madrugada e vento noroeste moderado a fresco, rodando gradualmente para sudoeste e tornando-se fresco a muito fresco com rajadas até 75 quilómetros por hora.

O IPMA prevê para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos na madrugada e vento noroeste moderado a fresco com rajadas até 55 quilómetros por hora, rodando para oeste. Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 12 e os 18 graus, na Horta entre os 12 e os 17 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 12 e os 16.

Sugerir correcção
Comentar