Inflação continuou negativa em Novembro

Índice de preços registou variação de -0,2% em relação a Novembro de 2019. A variação média dos últimos 12 meses foi nula.

Foto
A variação de preços da fruta fresca contribuiu para a descida do IPC Nuno Ferreira Santos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou nesta segunda-feira que a inflação se manteve negativa em Novembro, mês em que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de -0,2% face a Novembro do ano passado, um valor inferior aos -0,1% registados em Outubro.

A taxa coincide com o valor divulgado na estimativa rápida a 30 de Novembro.

Também o indicador de inflação subjacente, o índice que exclui os produtos energéticos e os produtos alimentares não transformados, registou uma variação homóloga de -0,2%. O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados, refere o INE, registou uma variação de 3,8% em Novembro por comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto o índice relativo aos produtos energéticos continuou negativo, com uma variação de -6%.

Em termos mensais, a variação global do IPC foi de -0,3%, sendo a média dos últimos 12 meses nula, de acordo com os dados actualizados hoje.

Segundo o INE, “é de destacar” o aumento das taxas de variação homóloga de três segmentos: saúde (2,3%), restaurantes e hotéis (0,5%) e bebidas alcoólicas e tabaco (0,5%). Já “em sentido oposto”, o INE assinala a diminuição da taxa de variação homóloga nas áreas do lazer, recreação e cultura (-1,3%) e vestuário e calçado (-3,7%).

Os índices de preços dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas, saúde, e bens e serviços diversos contribuíram positivamente para a variação homóloga do IPC, enquanto os transportes e o vestuário e calçado deram contribuições negativas.

A um nível mais desagregado, “são de realçar as contribuições positivas dos sub-subgrupos do vinho, dos medicamentos e especialidades farmacêuticas, dos gelados, das taxas das licenças de televisão e de rádio e dos serviços domésticos efectuados por pessoal remunerado. Em relação às contribuições negativas, destacam-se as dos sub-subgrupos dos hotéis, motéis, pousadas e serviços de alojamento similares, da fruta fresca ou frigorificada, dos voos internacionais, dos seguros relacionados com a habitação e do cinema, teatro e concertos”.

Com a inflação negativa no mês passado, as pensões acima de 658,2 euros ficam congeladas, havendo para as pensões até esse patamar um aumento extraordinário de dez euros decidido pelo Governo.

Sugerir correcção
Comentar